Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Introduza o tema por meio de uma conversa informal com os alunos, perguntando sobre rotinas diárias, hábitos e costumes. Em seguida, apresente um vídeo em inglês sobre o assunto ou um texto curto em inglês que fale sobre a rotina diária de uma pessoa.

  1. Etapa 1 - Divisão em estações

    Divida a turma em estações (3 estações é um número sugerido, mas pode variar de acordo com a turma). Em cada estação, os alunos vão trabalhar em atividades diferentes sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Vocabulary and Grammar

    Nessa estação, os alunos vão praticar e aprender o vocabulário e a gramática relacionados ao tema. Você pode preparar cartões com palavras em inglês e pedir para que os alunos os coloquem em ordem, formando frases sobre rotina diária. Também pode ser feita uma atividade de preenchimento de lacunas com o vocabulário aprendido.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Reading and Comprehension

    Nessa estação, os alunos vão ler textos curtos em inglês sobre rotinas diárias e responder perguntas sobre o que foi lido. Você pode preparar as perguntas e deixá-las em uma folha separada para que os alunos possam responder.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Speaking and Listening

    Nessa estação, os alunos terão a oportunidade de praticar a fala e a escuta em inglês. Você pode preparar cartões com frases em inglês sobre rotina diária e os alunos terão que ler em voz alta para os colegas. Em seguida, podem praticar a escuta, tentando identificar quais são as frases faladas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada aluno recebe um modelo da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Os alunos podem preencher esses campos com suas opiniões e considerações sobre as atividades realizadas nas estações.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Reúna a turma e peça que alguns alunos compartilhem suas opiniões sobre as atividades realizadas nas estações e o que aprenderam sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de participação em trocas de opiniões e informações em inglês;
  • Aprender o vocabulário e a gramática relacionados ao tema "Daily Routine";
  • Desenvolver a capacidade de compreensão de textos em inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação e envolvimento das atividades propostas;
  • Habilidade de compreensão de textos em inglês e de falar em inglês sobre o tema;
  • Habilidade de aplicação do vocabulário e da gramática aprendidos em frases e diálogos em inglês.

Ações do professor

  • Dividir a turma em estações e coordenar as atividades;
  • Apoiar os alunos na compreensão do vocabulário e da gramática em inglês;
  • Estimular a participação em diálogos e trocas de opiniões em inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações;
  • Praticar a fala e a escuta em inglês na estação de Speaking and Listening;
  • Preencher o modelo da Dinâmica dos 3 Qs com suas opiniões e considerações sobre as atividades realizadas nas estações.