Aula sobre Daily Routine Rotina Diaria

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula de Inglês sobre Rotina Diária é importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de conversação em inglês. Além disso, o tema permite que os estudantes reflitam sobre seus hábitos diários em língua estrangeira e se comuniquem com colegas sobre suas rotinas em inglês.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione um texto curto em inglês sobre Rotina Diária. O texto deve ser simples e acessível à turma. O texto deve incluir atividades diárias como acordar, tomar banho, escovar os dentes, tomar café da manhã, ir à escola, almoçar, fazer os deveres da escola e dormir. Prepare um questionário com perguntas sobre o texto que serão discutidas na sala de aula. Os alunos devem ler o texto e responder às perguntas em casa.

  2. Etapa 2 - Discussão em Grupo

    Na sala de aula, os alunos devem se dividir em grupos de três ou quatro pessoas. Cada grupo deve discutir as respostas às perguntas do questionário. Circule na sala para esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo dos 3 Qs

    Os alunos, em grupo, devem criar um modelo dos 3 Qs (Que bom, Que pena, Que tal) em uma folha de papel. Explique a lógica da dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Conversa em inglês

    Cada grupo deve conversar em inglês sobre sua rotina diária, utilizando o modelo dos 3 Qs. Os alunos devem discutir sobre o que é bom em sua rotina, o que poderia ser melhor e os desafios que enfrentam. Circule na sala para orientar os alunos em seu diálogo em inglês.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Modelos

    Cada grupo deve apresentar seu modelo dos 3 Qs para a turma. Incentive a participação e a correção no uso correto do inglês.

  6. Etapa 6 - Discussão Final

    Em grupo, os alunos devem discutir como podem melhorar sua rotina diária em inglês. Estimule o uso de vocabulário diferente e novas formas de expressão.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Na aula seguinte, os alunos devem escrever uma reflexão individual sobre a atividade, incluindo coisas que aprenderam e maneiras de melhorar.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de conversação em inglês para o dia a dia.
  • Tornar o inglês mais acessível e prático.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Utilização adequada do modelo dos 3 Qs.
  • Habilidade de conversação em inglês.
  • Reflexão individual sobre a atividade.

Ações do professor

  • Selecionar um texto curto e acessível para a turma.
  • Preparar um questionário para ser discutido na sala de aula.
  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na conversa em inglês.
  • Estimular a criatividade e a colaboração.

Ações do aluno

  • Ler o texto em inglês e responder às perguntas em casa.
  • Discutir em grupo as respostas do questionário.
  • Criar o modelo dos 3 Qs em grupo.
  • Conversar em inglês sobre sua rotina diária.
  • Escrever uma reflexão individual sobre a atividade.