Aula sobre Danca Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A dança clássica é uma forma de arte com origem na corte francesa do século XVII e é caracterizada por movimentos precisos e graciosos. Ela é uma das mais antigas formas de dança e ainda é muito presente em espetáculos de dança contemporânea. Os alunos serão convidados a explorar a dança clássica por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles criarão um diário de bordo em grupo, no qual irão pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e faça uma breve introdução sobre a dança clássica, mostrando exemplos de apresentações e falando sobre sua história e características.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um diário de bordo sobre a dança clássica. O diário deverá conter os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os grupos terão um tempo para pesquisar sobre a dança clássica e preencher os campos do diário de bordo. Disponibilize materiais para consulta, como livros, revistas e vídeos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados da pesquisa para a turma, mostrando as diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica que encontraram.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir em grupo sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica e como elas se relacionam com a história e as características da dança.

  6. Etapa 6 - Criação de uma coreografia em grupo

    Os grupos terão um tempo para criar uma pequena coreografia em grupo, utilizando os movimentos da dança clássica que pesquisaram e discutiram. Eles poderão escolher uma música para acompanhar a coreografia.

  7. Etapa 7 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo apresentará sua coreografia para a turma, mostrando como utilizaram os movimentos da dança clássica em sua criação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de uma coreografia em grupo.
  • Promover a interação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia em grupo.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a criação da coreografia.
  • Qualidade da apresentação da coreografia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e fazer uma breve introdução sobre a dança clássica.
  • Dividir os alunos em grupos e explicar a tarefa de criar um diário de bordo.
  • Disponibilizar materiais para consulta durante a pesquisa em grupo.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica.
  • Orientar os grupos na criação da coreografia em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preencher os campos do diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Contribuir para a discussão em grupo sobre as diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica.
  • Trabalhar em equipe na criação da coreografia em grupo.
  • Apresentar a coreografia de forma criativa e original.