Aula sobre Danca Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A dança clássica é uma forma de arte com origem na corte francesa do século XVII e se popularizou ao longo dos anos, tornando-se uma das mais importantes formas de expressão artística. É uma dança que exige muita técnica, disciplina e dedicação, e pode ser encontrada em apresentações de ballet clássico e contemporâneo. Os alunos serão introduzidos à dança clássica e aprenderão sobre suas características e história. Eles também terão a oportunidade de criar um diário de bordo em grupo, onde poderão registrar suas pesquisas e reflexões sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e contextualizando a dança clássica. Utilize imagens e vídeos para ilustrar a dança e chamar a atenção dos alunos para suas características.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão como tarefa pesquisar sobre a dança clássica. Eles deverão criar um diário de bordo em conjunto, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Forneça algumas perguntas orientadoras, como: "O que é dança clássica?", "Quais são as principais características da dança clássica?", "Quem são os principais artistas da dança clássica?".

  3. Etapa 3 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresentará suas pesquisas para a turma, utilizando o diário de bordo como base. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  4. Etapa 4 - Exemplo prático

    Apresente um exemplo prático de dança clássica, utilizando um vídeo ou uma apresentação ao vivo. Explique os movimentos e as técnicas utilizadas na dança, e incentive os alunos a observarem e analisarem a apresentação.

  5. Etapa 5 - Criação em grupo

    Os grupos terão como tarefa criar uma pequena apresentação de dança clássica, utilizando os movimentos e técnicas aprendidos na etapa anterior. Eles poderão escolher uma música e criar uma coreografia simples.

  6. Etapa 6 - Apresentação das criações

    Cada grupo apresentará sua criação para a turma, utilizando a música escolhida e a coreografia criada. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Encerre, fazendo uma reflexão final sobre o tema, incentivando os alunos a compartilharem suas impressões e aprendizados. Faça perguntas como: "O que vocês aprenderam sobre a dança clássica?", "O que mais chamou a atenção de vocês na apresentação?", "Vocês gostariam de aprender mais sobre a dança clássica?".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma apresentação de dança clássica.
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação da apresentação de dança clássica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Incentivar a participação e a reflexão dos alunos durante as atividades.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo de forma colaborativa.
  • Participar ativamente da criação da apresentação de dança clássica.
  • Compartilhar suas impressões e aprendizados durante a reflexão final.