Aula sobre Danca Classica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A dança clássica é uma das formas mais antigas e tradicionais de dança. Ela é caracterizada por movimentos precisos e graciosos, que exigem muita técnica e treinamento. A dança clássica é uma arte que pode ser apreciada em diversas formas, como em apresentações de balé, óperas, musicais e até mesmo em filmes. Os alunos serão introduzidos à dança clássica e aprenderão sobre seus movimentos, história e importância na cultura. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie falando sobre a dança clássica e sua importância na cultura. Utilize imagens e vídeos para ilustrar a dança e chame a atenção dos alunos.

  2. Etapa 2 - História da dança clássica

    Os alunos farão uma pesquisa em grupo sobre a história da dança clássica e apresentarão suas descobertas para a turma. Forneça materiais de apoio, como livros e artigos, para ajudá-los na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Movimentos da dança clássica

    Os alunos assistirão a um vídeo de uma apresentação de dança clássica e identificarão os movimentos realizados pelos bailarinos. Em seguida, eles criarão uma lista com os principais movimentos da dança clássica e apresentarão para a turma.

  4. Etapa 4 - Composição de dança clássica

    Os alunos serão divididos em grupos e criarão uma pequena composição de dança clássica. Eles devem se basear nos movimentos aprendidos na etapa anterior e utilizar a criatividade para criar uma coreografia. Cada grupo apresentará sua composição para a turma.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Os alunos utilizarão o template de avaliação por pares criado anteriormente para avaliar a apresentação dos outros grupos. Eles devem preencher os critérios de avaliação com notas de 1 a 5 e justificar suas escolhas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre fazendo uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam e como a metodologia Aprendizagem Entre Pares pode ser aplicada em outras disciplinas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança clássica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: como o grupo se organizou para criar a composição de dança clássica.
  • Construção dos argumentos: como o grupo justificou suas escolhas na composição de dança clássica.
  • Apresentação e comunicação: como o grupo se apresentou e se comunicou durante a apresentação da composição de dança clássica.
  • Desempenho geral: como o grupo se saiu na atividade como um todo.

Ações do professor

  • Fornecer materiais de apoio para a pesquisa sobre a história da dança clássica.
  • Orientar os alunos na criação da composição de dança clássica.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história da dança clássica em grupo.
  • Criar uma composição de dança clássica em grupo.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos utilizando o template de avaliação por pares.