Aula sobre Danca Classica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dança clássica é uma das formas mais antigas e tradicionais de dança. Ela é caracterizada por movimentos precisos, graciosos e elegantes, que exigem muita técnica e disciplina dos dançarinos. A dança clássica é uma forma de arte que pode ser encontrada em diversos lugares, como em apresentações de balé, óperas e musicais. Os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a dança clássica e seus principais elementos, como os passos, a música e a história. A metodologia utilizada será a rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a dança clássica aos alunos, explicando sua origem, principais características e elementos. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - História da dança clássica

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história da dança clássica e seus principais movimentos ao longo do tempo. Eles poderão utilizar livros, revistas e sites para realizar a pesquisa. Ao final, cada grupo irá apresentar um resumo do que foi pesquisado.

    Estação 2 - Passos da dança clássica

    Nesta estação, os alunos irão aprender alguns dos principais passos da dança clássica, como o plié, tendu e relevé. Demonstre cada passo e os alunos irão praticar em duplas. Ao final, cada grupo irá apresentar um pequeno trecho de dança utilizando os passos aprendidos.

    Estação 3 - Música da dança clássica

    Nesta estação, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a música utilizada na dança clássica. Eles irão ouvir algumas músicas e identificar os instrumentos utilizados e o ritmo. Ao final, cada grupo irá apresentar um pequeno trecho de dança utilizando a música ouvida.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Reúna a turma novamente e faça uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança clássica.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Promover a integração e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos principais elementos da dança clássica.
  • Habilidade em executar os passos aprendidos.
  • Criatividade e expressão corporal na apresentação dos trechos de dança.
  • Respeito e cooperação com os colegas de grupo.

Ações do professor

  • Apresentar a dança clássica e seus principais elementos.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar e auxiliar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre a história da dança clássica.
  • Praticar e executar os passos aprendidos.
  • Criar e apresentar um trecho de dança utilizando a música ouvida.
  • Respeitar e cooperar com os colegas de grupo.