Aula sobre Danca Classica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a dança clássica aos alunos, explicando sua origem, principais características e elementos. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - História da dança clássicaNesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história da dança clássica e seus principais movimentos ao longo do tempo. Eles poderão utilizar livros, revistas e sites para realizar a pesquisa. Ao final, cada grupo irá apresentar um resumo do que foi pesquisado.
Estação 2 - Passos da dança clássica
Nesta estação, os alunos irão aprender alguns dos principais passos da dança clássica, como o plié, tendu e relevé. Demonstre cada passo e os alunos irão praticar em duplas. Ao final, cada grupo irá apresentar um pequeno trecho de dança utilizando os passos aprendidos.
Estação 3 - Música da dança clássica
Nesta estação, os alunos irão conhecer um pouco mais sobre a música utilizada na dança clássica. Eles irão ouvir algumas músicas e identificar os instrumentos utilizados e o ritmo. Ao final, cada grupo irá apresentar um pequeno trecho de dança utilizando a música ouvida.
Etapa 3 - Conclusão
Reúna a turma novamente e faça uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula. Os alunos poderão compartilhar suas experiências e dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança clássica.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Promover a integração e a cooperação entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos principais elementos da dança clássica.
- Habilidade em executar os passos aprendidos.
- Criatividade e expressão corporal na apresentação dos trechos de dança.
- Respeito e cooperação com os colegas de grupo.
Ações do professor
- Apresentar a dança clássica e seus principais elementos.
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar e auxiliar os alunos nas atividades propostas.
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos.
- Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre a história da dança clássica.
- Praticar e executar os passos aprendidos.
- Criar e apresentar um trecho de dança utilizando a música ouvida.
- Respeitar e cooperar com os colegas de grupo.