Aula sobre Danca Classica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A dança clássica é uma das mais antigas e tradicionais formas de dança, com raízes na Europa do século XV. Ela é caracterizada por movimentos graciosos e precisos, que exigem muita técnica e treinamento. A dança clássica é uma forma de arte que pode ser encontrada em muitos lugares, desde grandes companhias de dança até pequenas escolas de dança locais. Os alunos serão introduzidos à dança clássica e aprenderão sobre seus principais elementos e técnicas. Eles também criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Envie previamente para os alunos, textos e vídeos com exemplos sobre a dança clássica e seus principais elementos, como postura, movimentos e expressão. Os alunos também serão apresentados à metodologia da Sala de Aula Invertida e ao template de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre a história da dança clássica e suas principais características. Eles poderão usar livros, revistas, sites ou outras fontes de informação.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo o que aprenderam em suas pesquisas e compartilhar suas descobertas. Oriente a discussão e ajude os alunos a identificar os principais elementos da dança clássica.Etapa 4 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático de dança clássica, como um vídeo de uma apresentação ou uma demonstração ao vivo. Os alunos irão observar os movimentos e técnicas utilizados e discutir como eles se relacionam com os elementos da dança clássica.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Eles irão preencher os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal" com suas impressões sobre a atividade.Etapa 6 - Apresentação e discussão dos templates
Os alunos irão apresentar e discutir seus templates de Dinâmica dos 3 Qs em grupo. Oriente a discussão e ajude os alunos a identificar os pontos positivos e negativos da atividade.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais elementos e técnicas da dança clássica. Os alunos também poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
- Reconhecer e apreciar composições de dança clássica de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Desenvolver a habilidade de avaliação crítica da atividade por meio do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo.
- Compreensão dos principais elementos e técnicas da dança clássica.
- Criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
Ações do professor
- Apresentar a dança clássica e seus principais elementos.
- Orientar a pesquisa e discussão em grupo.
- Apresentar um exemplo prático de dança clássica.
- Orientar a criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Concluir a aula e reforçar os principais elementos e técnicas da dança clássica.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e discussão em grupo.
- Observar e analisar o exemplo prático de dança clássica.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs completo e bem elaborado.
- Apresentar e discutir o template em grupo.
- Fazer perguntas e tirar dúvidas na conclusão da aula.