Aula sobre Danca Contemporanea

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A dança contemporânea é uma modalidade que surgiu no século XX e é caracterizada pela liberdade de movimentos e pela expressão corporal. Ela pode ser encontrada em espetáculos de dança, filmes, videoclipes e até mesmo em apresentações de rua. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a dança contemporânea e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística, a partir da metodologia Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Entender

    Professor, apresente aos alunos a história da dança contemporânea, suas características e principais artistas e grupos brasileiros e estrangeiros. Os alunos também deverão pesquisar sobre o tema e suas diferentes formas de expressão.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Organize os alunos em grupos e oriente que criem um esboço do que eles entendem sobre a dança contemporânea e como ela pode ser utilizada como forma de expressão artística. Isso pode ser feito a partir de um desenho ou uma pintura que represente a dança contemporânea.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão decidir quais são os principais elementos que devem ser considerados na criação de uma apresentação de dança contemporânea, a partir de uma discussão no grupo.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar uma apresentação de dança contemporânea utilizando os elementos escolhidos na etapa anterior.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas coreografias para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e receber feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criatividade na criação da coreografia;
  • Utilização dos elementos escolhidos na criação da coreografia;
  • Apresentação da coreografia de forma clara e coerente;
  • Capacidade de receber feedbacks construtivos e aplicá-los na apresentação final.

Ações do professor

  • Apresentar a história da dança contemporânea e seus principais artistas e grupos;
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica dos alunos;
  • Orientar os alunos na criação da coreografia e na utilização dos elementos escolhidos;
  • Proporcionar feedbacks construtivos aos alunos;
  • Avaliar as apresentações dos alunos de forma justa e coerente.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea;
  • Criar uma coreografia em grupo utilizando os elementos escolhidos;
  • Apresentar a coreografia de forma clara e coerente;
  • Receber feedbacks construtivos e aplicá-los na apresentação final.