Aula sobre Danca Contemporanea

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu no século XX e continua a evoluir até os dias de hoje. Ela é caracterizada pela liberdade de movimentos, pela expressão corporal e pela experimentação de novas formas de movimento. A dança contemporânea pode ser encontrada em diversos lugares, como em apresentações de dança, em vídeos na internet e até mesmo em filmes e séries. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a dança contemporânea e como ela pode ser uma forma de expressão e comunicação, utilizando a metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Professor, apresente à turma a dança contemporânea e suas características, mostrando exemplos em vídeo, se possível. Em seguida, explique a metodologia Design Thinking e como ela será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação de coreografias

    Os alunos irão criar coreografias em grupos, explorando a liberdade de movimentos e a expressão corporal, criando algo que represente as emoções e pensamentos envolvidos na dança contemporânea.

  3. Etapa 3 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma, explicando como ela representa as emoções e pensamentos envolvidos na dança contemporânea.

  4. Etapa 4 - Discussão final

    Conduza uma discussão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre a dança contemporânea e como a metodologia Design Thinking os ajudou a entender melhor o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança contemporânea;
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos;
  • Promover a reflexão sobre as emoções e pensamentos envolvidos na dança contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação da coreografia;
  • Colaboração com as discussões em grupo para preparação da coreografia;
  • Coerência entre a coreografia e as emoções e pensamentos envolvidos na dança contemporânea.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de dança contemporânea para os alunos;
  • Explicar a metodologia Design Thinking e como ela será aplicada na aula;
  • Conduzir a discussão final sobre a aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre a dança contemporânea;
  • Criar uma coreografia que represente as emoções e pensamentos envolvidos na dança contemporânea;
  • Apresentar a coreografia para a turma.