Aula sobre Danca Contemporanea
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu no século XX e se caracteriza pela liberdade de movimentos e pela quebra de padrões estéticos tradicionais. É uma dança que permite ao bailarino explorar o seu corpo e suas emoções, criando movimentos únicos e expressivos. Na aula de hoje, os alunos serão introduzidos à dança contemporânea e aprenderão sobre seus principais elementos e características. Utilizando a metodologia ativa de Ensino Híbrido, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem.
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Professor, a metodologia Ensino Híbrido conta com uma atividade prévia, realizada fora do espaço escolar. Portanto, sugerimos que você disponibilize um material básico sobre a dança contemporânea e suas principais características para que os alunos possam chegar à aula mais familiarizados com a temática. Na sala, proponha uma roda de conversa para que a turma compartilhe o que aprendeu previamente e, se necessário, complemente com informações e perguntas.Etapa 2 - Pesquisa (20 minutos)
Organize os alunos em grupos e oriente que pesquisem sobre a história da dança contemporânea, seus principais representantes e movimentos. Eles podem utilizar livros, revistas, internet e outras fontes de pesquisa. Oriente-os a registrarem suas pesquisas no template de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Análise (20 minutos)
Os alunos, ainda em grupos, analisam as informações coletadas na pesquisa e discutem sobre as principais características da dança contemporânea. Incentive a participação de todos os alunos e oriente\-os a registrar suas análises no template de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Criação (30 minutos)
Os alunos, ainda em grupos, criam uma pequena coreografia de dança contemporânea utilizando os elementos aprendidos na pesquisa e análise. Oriente-os a registrar suas criações no template de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)
Os alunos apresentam suas coreografias para a turma. Incentive a participação de todos e oriente-os a registrar suas observações sobre as apresentações no template de registro de aprendizagem.Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)
Os alunos, individualmente, refletem sobre o que aprenderam na aula e registram suas reflexões no template de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)
Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando a dança contemporânea.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de informações sobre a dança contemporânea;
- Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos;
- Promover a apreciação e o reconhecimento da dança contemporânea como forma de expressão artística.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas;
- Utilização adequada do template de registro de aprendizagem;
- Criatividade e expressividade na criação da coreografia de dança contemporânea;
- Clareza e coerência na reflexão sobre o que foi aprendido na aula;
- Respeito e colaboração com os colegas durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente as atividades propostas e os objetivos da aula;
- Orientar os alunos na utilização do template de registro de aprendizagem;
- Estimular a participação ativa de todos os alunos nas atividades;
- Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que os alunos possam se expressar livremente;
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentivar os alunos a continuarem explorando a dança contemporânea.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Utilizar adequadamente o template de registro de aprendizagem;
- Ser criativo e expressivo na criação da coreografia de dança contemporânea;
- Refletir sobre o que foi aprendido na aula e registrar suas reflexões no template de registro de aprendizagem;
- Respeitar e colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.