Aula sobre Danca Contemporanea

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu no final do século XX e se caracteriza pela liberdade de movimento e pela mistura de diferentes técnicas de dança. Ela pode ser encontrada em apresentações de companhias de dança, em videoclipes de artistas famosos e até mesmo em apresentações de dança em programas de televisão. Nesta aula, os alunos serão convidados a criar um jogo de tabuleiro sobre dança contemporânea, utilizando a metodologia ativa de gamificação. O objetivo é que eles possam pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança contemporânea, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula, explicando o que é dança contemporânea e como ela se diferencia de outras formas de dança. Em seguida, explique a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre dança contemporânea (20 minutos)

    Organize os alunos em grupos e oriente que pesquisem sobre dança contemporânea, suas características, principais artistas e companhias de dança. Eles deverão fazer anotações e selecionar imagens e vídeos para apresentar ao restante da turma.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo de tabuleiro (40 minutos)

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos irão criar um jogo de tabuleiro sobre dança contemporânea. Eles deverão definir as regras, o número de jogadores, os pinos, o dado, as casas e os cards de perguntas e ações.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e ações presentes no jogo. Os demais alunos poderão jogar e avaliar cada jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Ao final da apresentação dos jogos, conduza uma discussão em grupo, incentivando os alunos a refletirem sobre as diferentes formas de expressão da dança contemporânea e como elas foram abordadas nos jogos criados.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Cada aluno deverá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como poderá aplicar esses conhecimentos em sua vida.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula, agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância de valorizar a arte e a cultura em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança contemporânea;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de um jogo de tabuleiro;
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a importância da arte e da cultura em nossas vidas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo de tabuleiro;
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo;
  • Clareza na apresentação das regras e das perguntas e ações do jogo;
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de gamificação;
  • Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo de tabuleiro;
  • Conduzir a discussão em grupo e incentivar a reflexão crítica dos alunos;
  • Avaliar os jogos criados pelos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo de tabuleiro;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas;
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva;
  • Refletir criticamente sobre o tema abordado na aula.