Aula sobre Danca Contemporanea

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos do 8º ano do ensino fundamental serão apresentados à dança contemporânea, um estilo de dança que surgiu no século XX e é caracterizado pela liberdade de movimentos e pela mistura de diferentes técnicas de dança. A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que pode ser encontrada em apresentações de dança, teatro, cinema e televisão. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a história da dança contemporânea, suas características e técnicas, e serão incentivados a criar suas próprias coreografias. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes em cada estação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique o que é a dança contemporânea, suas características e técnicas. Sugerimos que utilize vídeos e imagens para ilustrar o conteúdo, se possível.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize a turma em 3 grupos e explique como funciona a metodologia Rotação pro Estações. Cada grupo irá ocupar uma estação e desenvolver uma atividade, durante 30 minutos. Ao finalizar o tempo, devem se dirigir à estação seguinte.

    Estação 1 - História da dança contemporânea (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história da dança contemporânea e criar um painel com imagens e informações sobre os principais artistas e movimentos. Disponibilize materiais de pesquisa e oriente os alunos durante a atividade.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Técnicas de dança contemporânea (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão aprender algumas técnicas de dança contemporânea, como o contato improvisação e a técnica de Graham. Demonstre os movimentos para que os alunos pratiquem em duplas ou no próprio grupo.

    Estação 3 - Criação de coreografias (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias coreografias de dança contemporânea. Eles poderão utilizar as técnicas aprendidas na estação anterior e serão incentivados a explorar sua criatividade. Disponibiliza a música e a orientação durante a atividade.


  4. Etapa 4 - Apresentação das coreografias (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Avalie a criatividade, originalidade e técnica dos alunos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam na aula e como foi a experiência de criar suas próprias coreografias. Medie a discussão e incentive a reflexão sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de coreografias;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e a troca de ideias em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação das coreografias;
  • Técnica e precisão dos movimentos de dança contemporânea;
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação durante as atividades;
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de coreografias.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística;
  • Criar suas próprias coreografias de dança contemporânea.