Aula sobre Danca Contemporanea
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)
Professor, apresente o tema da aula e explique o que é a dança contemporânea, suas características e técnicas. Sugerimos que utilize vídeos e imagens para ilustrar o conteúdo, se possível.Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)
Organize a turma em 3 grupos e explique como funciona a metodologia Rotação pro Estações. Cada grupo irá ocupar uma estação e desenvolver uma atividade, durante 30 minutos. Ao finalizar o tempo, devem se dirigir à estação seguinte.Estação 1 - História da dança contemporânea (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre a história da dança contemporânea e criar um painel com imagens e informações sobre os principais artistas e movimentos. Disponibilize materiais de pesquisa e oriente os alunos durante a atividade.
Etapa 3 - Estação 2 - Técnicas de dança contemporânea (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão aprender algumas técnicas de dança contemporânea, como o contato improvisação e a técnica de Graham. Demonstre os movimentos para que os alunos pratiquem em duplas ou no próprio grupo.Estação 3 - Criação de coreografias (30 minutos)
Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias coreografias de dança contemporânea. Eles poderão utilizar as técnicas aprendidas na estação anterior e serão incentivados a explorar sua criatividade. Disponibiliza a música e a orientação durante a atividade.
Etapa 4 - Apresentação das coreografias (20 minutos)
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Avalie a criatividade, originalidade e técnica dos alunos.Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)
Os alunos irão discutir em grupo sobre o que aprenderam na aula e como foi a experiência de criar suas próprias coreografias. Medie a discussão e incentive a reflexão sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de coreografias;
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema e a troca de ideias em grupo.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação das coreografias;
- Técnica e precisão dos movimentos de dança contemporânea;
- Participação e engajamento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
- Fornecer materiais de pesquisa e orientação durante as atividades;
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de coreografias.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística;
- Criar suas próprias coreografias de dança contemporânea.