Aula sobre Danca Contemporanea

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dança contemporânea é uma forma de expressão artística que surgiu no século XX e é caracterizada pela liberdade de movimentos, pela experimentação e pela busca por novas formas de expressão. Ela pode ser encontrada em diversos espaços, como teatros, festivais de dança e até mesmo em vídeos na internet. Nesta aula, os alunos serão convidados a conhecer mais sobre a dança contemporânea e a criar um mapa conceitual sobre o tema, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. O objetivo é que os estudantes desenvolvam a habilidade de pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança, reconhecendo e apreciando composições de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e contextualize a dança contemporânea, explicando suas características e sua importância na cultura atual. Em seguida, divida os alunos em grupos e compartilhe um texto sobre a história da dança contemporânea para lerem e discutirem.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual (40 minutos)

    Cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a dança contemporânea, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual pode ser elaborado à mão ou criado em uma plataforma digital, como o Google Docs ou o MindMeister.

  3. Etapa 3 - Pesquisa (60 minutos)

    Os alunos deverão pesquisar sobre um artista ou grupo de dança contemporânea brasileiro e/ou estrangeiro de sua escolha, utilizando fontes confiáveis e variadas, como livros, sites especializados e vídeos. Eles deverão preencher uma ficha de pesquisa com informações sobre o artista ou grupo, como nome, país de origem, principais obras e características da dança.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Os alunos irão se reunir novamente em seus grupos para discutir as informações encontradas na pesquisa e compartilhar com os colegas. Auxilie na mediação da discussão e estimule a troca de ideias entre os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação (40 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual e a pesquisa realizada sobre o artista ou grupo escolhido. Os alunos deverão explicar as sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam com a ideia central. Eles também deverão apresentar as informações sobre o artista ou grupo, mostrando imagens e vídeos de suas obras.

  6. Etapa 6 - Reflexão (20 minutos)

    Conduza uma reflexão sobre a importância da dança contemporânea na cultura atual e como ela pode ser uma forma de expressão e resistência. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e a fazer conexões entre as informações apresentadas na aula.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança contemporânea;
  • Estimular a criatividade e a experimentação na criação do mapa conceitual;
  • Promover a troca de ideias e a colaboração entre os alunos;
  • Reconhecer a importância da dança contemporânea na cultura atual;
  • Desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual e na pesquisa sobre o artista ou grupo escolhido;
  • Clareza e organização na apresentação do mapa conceitual e da pesquisa;
  • Utilização de fontes confiáveis e variadas na pesquisa;
  • Capacidade de fazer conexões entre as informações apresentadas na aula;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na reflexão final.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula e explicar suas características;
  • Auxiliar na criação do mapa conceitual e na escolha das sub-ideias;
  • Mediar as discussões em grupo e estimular a troca de ideias entre os alunos;
  • Estimular a pesquisa em fontes confiáveis e variadas;
  • Conduzir a reflexão final sobre a importância da dança contemporânea na cultura atual.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual e na pesquisa sobre o artista ou grupo escolhido;
  • Colaborar com os colegas nas discussões em grupo;
  • Apresentar o mapa conceitual e a pesquisa de forma clara e organizada;
  • Fazer conexões entre as informações apresentadas na aula;
  • Participar ativamente na reflexão final sobre a importância da dança contemporânea na cultura atual.