Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo e emoção. No Brasil, existem diversos artistas e grupos que se destacam pela sua criatividade e originalidade. Sendo assim, vamos conhecer alguns desses artistas e grupos e analisar suas composições de dança.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo e emoção. No Brasil, existem diversos artistas e grupos que se destacam pela sua criatividade e originalidade. Sendo assim, vamos conhecer alguns desses artistas e grupos e analisar suas composições de dança.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente aos alunos o tema da aula e contextualize a importância da dança como forma de expressão artística.

    Dica: Pergunte aos alunos o que eles entendem por dança e o que eles já conhecem sobre o assunto. Anotar todos os pontos no quadro para fazer uma verificação no término da aula.


  3. Etapa 3 - Apresentação dos artistas e grupos brasileiros

    Apresente aos alunos alguns artistas e grupos brasileiros de destaque na dança, como Grupo Corpo, Deborah Colker e João Carlos Ramos.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e análise das composições de dança

    Divida os alunos em grupos e oriente a pesquisa e análise de uma composição de dança de um dos artistas ou grupos apresentados.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Oriente os alunos para a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.

  6. Etapa 6 - Apresentação das análises e avaliação dos colegas

    Cada grupo apresenta a análise da composição de dança pesquisada e os demais grupos utilizam o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as composições de dança apresentadas e as avaliações realizadas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da dança como forma de expressão artística e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e apreciando as composições de dança de artistas e grupos brasileiros.

    Dica: Retome os pontos apresentados no início da aula fazendo uma verificação do que eles entenderam na aula depois das discussões sobre o conteúdo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
  • Reconhecer e apreciar as composições de dança de artistas e grupos brasileiros.
  • Desenvolver a criatividade na criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na aula e nas atividades propostas.
  • Capacidade de pesquisa e análise das composições de dança.
  • Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar aos alunos alguns artistas e grupos brasileiros de destaque na dança.
  • Propor aos alunos a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das composições de dança.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas sobre os artistas e grupos brasileiros apresentados.
  • Analisar as composições de dança dos artistas e grupos pesquisados.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar o modelo para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.