Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo e emoção. No Brasil, existem diversos artistas e grupos que se destacam pela sua criatividade e originalidade. Sendo assim, vamos conhecer alguns desses artistas e grupos e analisar suas composições de dança.
Etapa 1 - Contextualização
A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo e emoção. No Brasil, existem diversos artistas e grupos que se destacam pela sua criatividade e originalidade. Sendo assim, vamos conhecer alguns desses artistas e grupos e analisar suas composições de dança.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente aos alunos o tema da aula e contextualize a importância da dança como forma de expressão artística.Dica: Pergunte aos alunos o que eles entendem por dança e o que eles já conhecem sobre o assunto. Anotar todos os pontos no quadro para fazer uma verificação no término da aula.
Etapa 3 - Apresentação dos artistas e grupos brasileiros
Apresente aos alunos alguns artistas e grupos brasileiros de destaque na dança, como Grupo Corpo, Deborah Colker e João Carlos Ramos.Etapa 4 - Pesquisa e análise das composições de dança
Divida os alunos em grupos e oriente a pesquisa e análise de uma composição de dança de um dos artistas ou grupos apresentados.Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Oriente os alunos para a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.Etapa 6 - Apresentação das análises e avaliação dos colegas
Cada grupo apresenta a análise da composição de dança pesquisada e os demais grupos utilizam o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação.Etapa 7 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre as composições de dança apresentadas e as avaliações realizadas.Etapa 8 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da dança como forma de expressão artística e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e apreciando as composições de dança de artistas e grupos brasileiros.Dica: Retome os pontos apresentados no início da aula fazendo uma verificação do que eles entenderam na aula depois das discussões sobre o conteúdo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
- Reconhecer e apreciar as composições de dança de artistas e grupos brasileiros.
- Desenvolver a criatividade na criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na aula e nas atividades propostas.
- Capacidade de pesquisa e análise das composições de dança.
- Criatividade na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar aos alunos alguns artistas e grupos brasileiros de destaque na dança.
- Propor aos alunos a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Orientar os alunos na pesquisa e análise das composições de dança.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
- Realizar pesquisas sobre os artistas e grupos brasileiros apresentados.
- Analisar as composições de dança dos artistas e grupos pesquisados.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilizar o modelo para avaliar a atividade e o desempenho dos colegas.