Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A dança é uma das formas mais antigas de expressão artística e, no Brasil, ela é muito rica e diversa. Nesta aula, conhecerão alguns artistas e grupos brasileiros que se destacam na dança e entender como eles utilizam essa arte para se expressar e contar histórias.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da dança como forma de expressão artística. Será feita uma breve introdução sobre alguns artistas e grupos brasileiros que se destacam na dança.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um líder que será responsável por coordenar as atividades do grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre artistas e grupos brasileiros

    Cada grupo deverá escolher um artista ou grupo brasileiro que se destaca na dança e fazer uma pesquisa sobre sua história, principais obras e estilo de dança. A pesquisa deverá ser feita em livros, revistas e jornais disponíveis na sala de aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos artistas e grupos escolhidos

    Cada grupo deverá apresentar para a turma o artista ou grupo escolhido, explicando sua história, principais obras e estilo de dança. O professor irá mediar a discussão, fazendo perguntas e incentivando a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos e dê um feedback sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Reconhecer a importância da dança como forma de expressão artística.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual.
  • Qualidade da pesquisa sobre o artista ou grupo escolhido.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e incentivar a participação dos alunos.
  • Dar feedback sobre o desempenho dos alunos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Fazer uma pesquisa sobre o artista ou grupo escolhido de forma detalhada.
  • Apresentar sua pesquisa de maneira clara e objetiva para a turma.