Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A dança é uma das formas mais antigas de expressão artística, e, no Brasil, temos uma rica diversidade de estilos e influências. Nesta aula, os alunos conhecerão alguns artistas e grupos brasileiros que se destacam na dança e entender como eles contribuem para a cultura do nosso país.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre a importância da dança na cultura brasileira e apresente o objetivo da aula.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um artista ou grupo brasileiro de dança, utilizando recursos analógicos como fotos, recortes de jornais ou revistas, e textos impressos. Incentive os alunos a fazer perguntas e a participar da discussão.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Organize a turma em grupos e atribua a cada um deles um artista ou grupo brasileiro de dança para pesquisar. Eles devem buscar informações sobre a história, estilo, influências e principais obras do artista/grupo.

  4. Etapa 4 - Análise

    Cada grupo deve analisar as informações coletadas e criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas. O objetivo é que esse material sirva de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentam seus infográficos e compartilham as informações sobre seus artistas/grupos com a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas/grupos apresentados e como eles contribuem para a cultura brasileira.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula reforçando os objetivos alcançados e incentivando os alunos a continuarem explorando a dança brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Promover a valorização da cultura brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise realizadas.
  • Criatividade e clareza na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o objetivo da aula e conduzir a roda de conversa inicial.
  • Apresentar o estudo de caso e incentivar a participação dos alunos.
  • Orientar os grupos na pesquisa e análise dos artistas/grupos.
  • Conduzir a discussão sobre as apresentações dos grupos.
  • Encerrar a aula reforçando os objetivos alcançados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa inicial.
  • Realizar a pesquisa e análise do artista/grupo designado.
  • Criar o infográfico com as informações coletadas.
  • Apresentar o infográfico e compartilhar as informações com a turma.
  • Participar da discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas/grupos apresentados.