Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo e emoção. No Brasil, temos uma rica diversidade de danças, com influências indígenas, africanas e europeias. Nesta aula, os alunos conhecerão alguns artistas e grupos brasileiros que se destacam na cena da dança contemporânea.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explica o objetivo da atividade. Após a apresentação, dividida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Pesquisa

    Entregue um texto sobre um artista ou grupo brasileiro de dança contemporânea. Peça que eles façam uma leitura atenta e anotem informações relevantes. Circule pela sala para tirar dúvidas e orientar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Análise

    Peça aos alunos que assistam a um vídeo de uma apresentação do artista ou grupo que pesquisaram. Peça que façam uma análise crítica da apresentação, identificando elementos como movimento, ritmo, figurino, cenário, iluminação, entre outros.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Criação

    Entregue aos alunos uma folha de papel e peça que criem um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_.

  5. Etapa 5 - Estação 4: Apresentação

    Os alunos se reúnem em seus grupos e apresentam suas pesquisas e análises para os colegas. Peça que usem o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos outros grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos se reúnem em um grande grupo para discutir as apresentações e avaliações. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce o objetivo da atividade. Peça aos alunos para entregarem os templates de Dinâmica dos 3 Qs preenchidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e análise crítica realizadas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e análise crítica com qualidade.
  • Apresentar os resultados de forma clara e objetiva.