Aula sobre Danca De Artistas E Grupos Brasileiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dança é uma forma de expressão artística que envolve movimento, ritmo, música e emoção. No Brasil, temos uma grande diversidade de danças, que refletem a cultura e a história do nosso país. Nesta aula, os alunos conhecerão alguns artistas e grupos brasileiros que se destacam na cena da dança e aprender a apreciar suas composições.

  1. Etapa 1 - Antes da aula

    Selecione alguns vídeos de danças de artistas e grupos brasileiros e disponibilize-os para os alunos assistirem em casa. Os vídeos devem ser variados, abrangendo diferentes estilos e épocas.

  2. Etapa 2 - Que bom

    Na sala de aula, os alunos devem compartilhar o que acharam de mais interessante nos vídeos que assistiram em casa. Anote as observações em um quadro ou cartaz.

  3. Etapa 3 - Que pena

    Os alunos devem agora compartilhar o que acharam de menos interessante nos vídeos que assistiram em casa. Anote as observações em um quadro ou cartaz.

  4. Etapa 4 - Que tal

    Os alunos devem agora propor ideias para criar uma dança inspirada nos vídeos assistidos. Anote as ideias em um quadro ou cartaz.

  5. Etapa 5 - Preparação da dança

    Divida a turma em grupos e peça que preparem a dança proposta na etapa anterior. Oriente e auxilie os grupos no processo de criação.

  6. Etapa 6 - Apresentação da dança

    Os grupos devem agora apresentar a dança criada para a turma. Avalie as apresentações e dê feedback aos alunos.

  7. Etapa 7 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem agora preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos _Que bom_, _Que pena_, _Que tal_, avaliando a atividade e a aprendizagem adquirida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de autoavaliação dos alunos.
  • Identificar os pontos fortes e fracos da atividade.
  • Estimular a reflexão sobre a aprendizagem adquirida.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do preenchimento do template.
  • Capacidade de identificar os pontos fortes e fracos da atividade.
  • Reflexão sobre a aprendizagem adquirida.

Ações do professor

  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs para os alunos.
  • Estimular a reflexão e a autoavaliação dos alunos.
  • Avaliar o preenchimento do template.

Ações do aluno

  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Identificar os pontos fortes e fracos da atividade.
  • Refletir sobre a aprendizagem adquirida.