Aula sobre Danca Moderna
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A dança moderna é uma forma de expressão artística que surgiu no final do século XIX e início do século XX. Ela se caracteriza pela liberdade de movimentos, pela ausência de regras pré-definidas e pela busca pela expressão individual. A dança moderna pode ser encontrada em diversas manifestações culturais, como musicais, shows, filmes e apresentações de dança. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que explore os elementos da dança moderna, como a liberdade de movimentos e a expressão individual. Para isso, será utilizada a metodologia ativa _Gamificação_, que consiste em transformar o aprendizado em um jogo, tornando-o mais envolvente e didático.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a dança moderna e seus principais elementos, como a liberdade de movimentos e a expressão individual. Em seguida, explique a metodologia ativa _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Brainstorm
Divida os alunos em grupos para criar um mapa de registro contendo os campos _Nome do_ _j__ogo_, _Objetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_. Eles deverão pensar em um jogo que explore os elementos da dança moderna e que seja engajador para o público.Etapa 3 - Criação do jogo
Oriente os alunos na criação do jogo, forneça materiais como papel, lápis de cor e canetas. Eles deverão criar um protótipo do jogo, definindo as regras, os desafios e as recompensas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo terá que apresentar o seu jogo para a turma. Eles deverão explicar as regras, os desafios e as recompensas do jogo, além de mostrar o protótipo.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão sobre os jogos criados pelos alunos. Destaque os pontos positivos de cada jogo e também aponte possíveis melhorias.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados na aula, destacando a importância da criatividade e da expressão individual na dança moderna.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Estimular a criatividade e a expressão individual dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo.
- Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis e recompensas).
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Respeito às regras e aos colegas.
Ações do professor
- Apresentar a dança moderna e seus principais elementos.
- Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
- Conduzir a discussão sobre os jogos criados pelos alunos.
- Destacar os pontos positivos de cada jogo e apontar possíveis melhorias.
- Concluir a aula reforçando os principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Participar do brainstorm em grupo.
- Criar um mapa de registro.
- Criar um protótipo do jogo.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão sobre os jogos criados pelos colegas.