Aula sobre Danca Moderna
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, os alunos irão explorar o tema da dança moderna, analisando diferentes formas de expressão e encenação. A dança moderna é uma forma de dança que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à rigidez da dança clássica. Ela se concentra na liberdade de movimento e na expressão pessoal, permitindo que os dançarinos explorem suas emoções e sentimentos através do movimento. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da dança moderna e explique a metodologia _Modelo de debate crítico_. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 2 - Pesquisa
Peça aos grupos defensor e opositor que pesquisem sobre a dança moderna, suas características e principais representantes. Eles também devem preparar argumentos para defender ou refutar a importância da dança moderna na cultura contemporânea.Etapa 3 - Debate
O grupo defensor e o grupo opositor devem apresentar seus argumentos e debater entre si. A banca julgadora deve estar atenta aos argumentos apresentados e preparar perguntas para os grupos.Etapa 4 - Deliberação
A banca julgadora deve deliberar e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.Etapa 5 - Conclusão
Conclua a aula, destacando os pontos principais da discussão e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da dança moderna.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos ao apresentar argumentos e debater sobre a importância da dança moderna.
- Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Cooperação e trabalho em equipe.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia _Modelo de debate crítico_.
- Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Estimular a participação ativa e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a dança moderna e preparar argumentos.
- Participar ativamente do debate.
- Cooperar e trabalhar em equipe com os outros membros do grupo.