Aula sobre Danca Moderna

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão explorar o tema da dança moderna, analisando diferentes formas de expressão e encenação. A dança moderna é uma forma de dança que surgiu no final do século XIX e início do século XX como uma reação à rigidez da dança clássica. Ela se concentra na liberdade de movimento e na expressão pessoal, permitindo que os dançarinos explorem suas emoções e sentimentos através do movimento. A metodologia utilizada será o _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), em que os alunos irão criar um modelo de juri, com 4 grupos, banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da dança moderna e explique a metodologia _Modelo de debate crítico_. Em seguida, divida os alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça aos grupos defensor e opositor que pesquisem sobre a dança moderna, suas características e principais representantes. Eles também devem preparar argumentos para defender ou refutar a importância da dança moderna na cultura contemporânea.

  3. Etapa 3 - Debate

    O grupo defensor e o grupo opositor devem apresentar seus argumentos e debater entre si. A banca julgadora deve estar atenta aos argumentos apresentados e preparar perguntas para os grupos.

  4. Etapa 4 - Deliberação

    A banca julgadora deve deliberar e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Conclua a aula, destacando os pontos principais da discussão e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema da dança moderna.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular o pensamento crítico dos alunos ao apresentar argumentos e debater sobre a importância da dança moderna.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Cooperação e trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia _Modelo de debate crítico_.
  • Orientar os grupos defensor e opositor na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Estimular a participação ativa e o pensamento crítico dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a dança moderna e preparar argumentos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Cooperar e trabalhar em equipe com os outros membros do grupo.