Aula sobre Danca Moderna

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A dança moderna é uma forma de expressão artística que surgiu no início do século XX, como uma reação ao ballet clássico. Ela se caracteriza pela liberdade de movimentos e pela busca por novas formas de expressão corporal. A dança moderna pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações teatrais, musicais e até mesmo em vídeos musicais. Nesta aula, os alunos irão explorar diferentes formas de dança moderna e criar suas próprias coreografias, utilizando a metodologia ativa de _R__otação por estações_.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a dança moderna. Em seguida, mostre um vídeo de uma apresentação de dança moderna para que os alunos possam ter uma ideia de como é essa forma de expressão.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação. Nessa estação, eles deverão pesquisar sobre diferentes coreógrafos e suas obras. Eles poderão utilizar livros, revistas e a internet para realizar a pesquisa.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação

    Na segunda estação, os alunos irão criar suas próprias coreografias de dança moderna. Eles poderão utilizar os movimentos que aprenderam na primeira estação e também criar novos movimentos. Forneça música para que os alunos possam criar suas coreografias.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Apresentação

    Na terceira estação, os alunos irão apresentar suas coreografias para o restante da turma. Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar sua coreografia.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, reúna os alunos em grupos para discutir as diferentes coreografias apresentadas. Eles deverão avaliar as coreografias e dar feedbacks construtivos para os colegas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a dança moderna pode ser uma forma de expressão artística importante.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão corporal.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação da coreografia.
  • Habilidade na execução dos movimentos.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos para os colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia de rotação por estações.
  • Fornecer materiais e recursos para a realização das atividades.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Orientar os alunos na criação das coreografias.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre coreógrafos e suas obras.
  • Criar uma coreografia de dança moderna.
  • Apresentar a coreografia para a turma.
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos para os colegas.