Aula sobre Danca Moderna
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A dança moderna é uma forma de expressão artística que surgiu no início do século XX e se caracteriza pela liberdade de movimentos e pela busca pela expressão individual. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como em apresentações teatrais, musicais e até mesmo em competições esportivas. Nesta aula, os alunos serão introduzidos à dança moderna e aprenderão sobre seus principais movimentos e características. A metodologia utilizada será a _Sala de_ _a__ula_ _i__nvertida_, na qual os alunos terão a oportunidade de pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança moderna, e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a dança moderna e seus principais movimentos e características. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo de uma apresentação de dança moderna e peça que façam anotações sobre o que observaram.Etapa 2 - Pesquisa
Peça que os alunos pesquisem sobre a história da dança moderna e seus principais representantes. Eles deverão encontrar informações sobre os movimentos e características da dança moderna e fazer anotações em um caderno.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram e compartilhar suas anotações. Circule pela sala e auxilie na discussão.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos _Que bom_, _Que pena_ e _Que tal_. Eles deverão utilizar esse template como uma ferramenta de avaliação da atividade.Etapa 5 - Prática
Peça que os alunos pratiquem os movimentos da dança moderna em duplas ou trios. Eles deverão criar uma coreografia utilizando os movimentos aprendidos e apresentá-la para a turma.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos irão preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas opiniões com a turma.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a atividade e a importância da dança moderna como forma de expressão artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança moderna.
- Estimular a criatividade e a expressão individual dos alunos na criação de uma coreografia.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo e na criação da coreografia.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na discussão em grupo.
- Criação de uma coreografia criativa e bem executada.
- Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Apresentar a dança moderna e seus principais movimentos e características.
- Auxiliar na pesquisa e na discussão em grupo.
- Orientar os alunos na criação da coreografia e na utilização do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história da dança moderna e seus principais representantes.
- Discutir em grupo as informações encontradas.
- Criar uma coreografia utilizando os movimentos aprendidos e apresentá-la para a turma.