Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta atividade, vamos explorar as danças coletivas, aquelas em que várias pessoas dançam juntas, em grupo. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas e são uma forma de expressão e celebração em muitas comunidades. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os alunos poderão pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar as danças coletivas, aquelas em que várias pessoas dançam juntas, em grupo. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas e são uma forma de expressão e celebração em muitas comunidades. Vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para que os alunos possam criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Com isso, os alunos poderão pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique o que são danças coletivas. Em seguida, mostre alguns exemplos de danças coletivas de diferentes culturas e épocas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir sobre as danças coletivas apresentadas por você. Eles deverão responder às seguintes perguntas: Quais danças vocês mais gostaram? Por quê? Quais danças vocês acharam mais difíceis? Por quê?

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá escolher uma dança coletiva para pesquisar. Eles deverão buscar informações sobre a origem da dança, sua história, seus passos e movimentos, e como ela é dançada hoje em dia. Eles também deverão buscar vídeos ou imagens da dança para apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua dança coletiva para a turma. Eles deverão explicar o que pesquisaram e mostrar um vídeo ou imagem da dança. Em seguida, a turma irá discutir sobre a dança, respondendo às perguntas do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  6. Etapa 6 - Criação do modelo

    Cada aluno irá criar seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Eles deverão utilizar o modelo para avaliar a atividade e a apresentação dos colegas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser aplicada em outras atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos por meio da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a dança escolhida.
  • Qualidade da apresentação da dança para a turma.
  • Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa nas discussões sobre as danças apresentadas pelos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar o que são danças coletivas.
  • Mostrar exemplos de danças coletivas de diferentes culturas e épocas.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das danças.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a metodologia pode ser aplicada em outras atividades.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a dança escolhida.
  • Criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar a dança escolhida para a turma.
  • Participar ativamente das discussões sobre as danças apresentadas pelos colegas.