Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre danças coletivas, que são danças que envolvem um grupo de pessoas dançando juntas. As danças coletivas podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo e são uma forma de expressão artística e cultural. O objetivo desta atividade é que os alunos pesquisem e analisem diferentes formas de danças coletivas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre danças coletivas, que são danças que envolvem um grupo de pessoas dançando juntas. As danças coletivas podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo e são uma forma de expressão artística e cultural. O objetivo desta atividade é que os alunos pesquisem e analisem diferentes formas de danças coletivas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. Utilizando a metodologia ativa Cultura Maker, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Danças Coletivas" e explique a importância de conhecer e apreciar diferentes formas de dança. Os alunos também serão apresentados à metodologia ativa Cultura Maker e ao modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão pesquisar sobre diferentes danças coletivas, como o samba de roda, a quadrilha junina, o forró, entre outras. Eles deverão buscar informações sobre a origem, características, ritmo e movimentos das danças.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como imagens e vídeos, para ilustrar as danças.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Utilizando a metodologia Cultura Maker, os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles deverão pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada um desses campos, relacionadas à atividade.

  6. Etapa 6 - Prática das danças coletivas

    Os alunos irão praticar as danças coletivas que foram pesquisadas e apresentadas pelos grupos. Utilize músicas e vídeos para auxiliar na prática.

  7. Etapa 7 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado na Etapa 4 para avaliar a atividade, respondendo às perguntas em cada um dos campos.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando a importância de conhecer e apreciar diferentes formas de dança, e incentivando os alunos a continuarem pesquisando e praticando danças coletivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a prática das danças coletivas como forma de expressão artística e cultural.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Participação ativa na prática das danças coletivas.
  • Qualidade das respostas no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa e respeito aos colegas durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Cultura Maker.
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Utilizar recursos audiovisuais para auxiliar na apresentação dos resultados da pesquisa.
  • Incentivar e auxiliar os alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a prática das danças coletivas e avaliar a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preparar uma apresentação clara e objetiva dos resultados da pesquisa.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes para avaliação da atividade.
  • Praticar as danças coletivas e respeitar os colegas durante a atividade.
  • Avaliar a atividade de forma honesta e construtiva no modelo de Dinâmica dos 3 Qs.