Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Danças coletivas são uma forma de expressão artística que envolve movimentos sincronizados entre várias pessoas. Elas podem ser encontradas em diferentes culturas e épocas, desde as danças folclóricas até as coreografias modernas. É importante que os alunos aprendam a valorizar e apreciar essa forma de arte, reconhecendo a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as danças coletivas e aplicarão a metodologia Design Sprint para criar um template de 5 etapas que pode ser usado para desenvolver diferentes tipos de danças coletivas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Danças coletivas são uma forma de expressão artística que envolve movimentos sincronizados entre várias pessoas. Elas podem ser encontradas em diferentes culturas e épocas, desde as danças folclóricas até as coreografias modernas. É importante que os alunos aprendam a valorizar e apreciar essa forma de arte, reconhecendo a importância da cooperação e do trabalho em equipe. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre as danças coletivas e aplicarão a metodologia Design Sprint para criar um template de 5 etapas que pode ser usado para desenvolver diferentes tipos de danças coletivas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente aos alunos diferentes exemplos de danças coletivas, como as danças folclóricas brasileiras e as coreografias modernas. Os alunos irão discutir em grupo sobre as características dessas danças e como elas são realizadas em conjunto.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um esboço de uma dança coletiva, levando em consideração os movimentos, a sincronização e a harmonia entre os participantes. Eles podem usar desenhos ou esquemas para representar a dança.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar seu esboço para a turma e todos irão decidir qual dança coletiva será desenvolvida. Os alunos irão discutir em grupo sobre os pontos positivos e negativos de cada esboço e escolherão a dança que melhor representa o tema.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão praticar a dança escolhida, trabalhando na sincronização dos movimentos e na harmonia entre os participantes. Eles podem usar músicas ou ritmos para auxiliar na criação da dança.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar a dança coletiva para a turma e receberão feedbacks dos colegas e do professor. Eles irão discutir em grupo sobre as melhorias que podem ser feitas na dança e como ela pode ser aprimorada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma dança coletiva.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e cooperar com os colegas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da metodologia Design Sprint.
  • Criatividade e originalidade na criação da dança coletiva.
  • Sincronização e harmonia entre os participantes na apresentação da dança.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos de danças coletivas para os alunos.
  • Auxiliar os alunos na criação da dança coletiva.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a apresentação da dança.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão artística.
  • Trabalhar em equipe na criação da dança coletiva.
  • Apresentar a dança coletiva para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.