Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Danças coletivas são uma forma de expressão cultural em que um grupo de pessoas dança juntas, seguindo uma coreografia previamente estabelecida. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo, como a dança do Haka, da Nova Zelândia, e a dança do Samba, do Brasil. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre danças coletivas e como elas podem ser uma forma de expressão artística e cultural. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre danças coletivas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Danças coletivas são uma forma de expressão cultural em que um grupo de pessoas dança juntas, seguindo uma coreografia previamente estabelecida. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas ao redor do mundo, como a dança do Haka, da Nova Zelândia, e a dança do Samba, do Brasil. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre danças coletivas e como elas podem ser uma forma de expressão artística e cultural. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre danças coletivas, desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das danças coletivas como forma de expressão cultural. Os alunos irão discutir sobre suas experiências com danças coletivas e como elas podem ser encontradas em diferentes culturas.

  3. Etapa 3 - Gamificação

    Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada nesta atividade. Os alunos irão criar um mapa de registro de um jogo sobre danças coletivas, seguindo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Durante a produção do jogo, oriente os alunos na criação de ações que movimentem o corpo enquanto jogam.

  4. Etapa 4 - Pesquisa (30 minutos)

    Os alunos irão pesquisar sobre diferentes danças coletivas, suas origens, coreografias e significados culturais. Eles irão utilizar a internet e materiais de referência disponíveis na sala.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Os alunos irão utilizar as informações coletadas na pesquisa para criar o jogo sobre danças coletivas. Eles irão trabalhar em grupos e utilizarão materiais disponíveis na sala, como papel, lápis e canetas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e por que é engajador.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Os alunos irão discutir sobre os jogos apresentados e como as danças coletivas podem ser uma forma de expressão artística e cultural. Incentive a reflexão sobre a importância da valorização e respeito às diferentes culturas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade, reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem explorando e valorizando as diferentes formas de expressão cultural.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da valorização e respeito às diferentes culturas
  • Estimular a criatividade e trabalho em grupo

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e criação do jogo
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo
  • Respeito às diferentes culturas abordadas na atividade.
  • Colaboração e trabalho em grupo

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia da gamificação
  • Orientar e auxiliar os alunos na pesquisa e criação do jogo
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da valorização e respeito às diferentes culturas
  • Estimular a criatividade e trabalho em grupo
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e criação do jogo
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva
  • Respeitar as diferentes culturas abordadas na atividade.
  • Colaborar e trabalhar em grupo de forma construtiva.