Aula sobre Dancas Coletivas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta atividade, vamos explorar o tema "Danças coletivas". As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia. Elas podem ser encontradas em diversas culturas e momentos históricos, desde as danças folclóricas até as danças contemporâneas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debater sobre o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Etapa 1 - Contextualização
Nesta atividade, vamos explorar o tema "Danças coletivas". As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia. Elas podem ser encontradas em diversas culturas e momentos históricos, desde as danças folclóricas até as danças contemporâneas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debater sobre o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.Etapa 2 - Introdução
Introduza o tema "Danças coletivas" e explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Eles podem usar livros, internet e outras fontes confiáveis.Etapa 4 - Debate
O grupo defensor e o grupo opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.Etapa 5 - Resposta
O grupo defensor e o grupo opositor terão 10 minutos cada para responder às perguntas e comentários da banca julgadora. O grupo de observadores também terá seu tempo para participar com alguns comentários da sua observação.Etapa 6 - Conclusão
Conduza uma discussão em sala sobre as diferentes perspectivas apresentadas e os alunos poderão compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema.Etapa 7 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar uma dança coletiva escolhida por eles, explicando a coreografia e a história por trás dela.Etapa 8 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos e o desempenho de cada grupo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica sobre diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Promover a reflexão sobre a importância da dança coletiva na cultura e na história.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e construtiva durante o debate e a discussão em sala.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Qualidade da apresentação da dança coletiva escolhida pelo grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
- Conduzir a discussão em sala e estimular a participação dos alunos.
- Avaliar a participação dos alunos e o desempenho de cada grupo.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos para o debate.
- Participar ativamente do debate e da discussão em sala.
- Apresentar uma dança coletiva escolhida pelo grupo.