Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta atividade, vamos explorar o tema "Danças coletivas". As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia. Elas podem ser encontradas em diversas culturas e momentos históricos, desde as danças folclóricas até as danças contemporâneas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debater sobre o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, vamos explorar o tema "Danças coletivas". As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia. Elas podem ser encontradas em diversas culturas e momentos históricos, desde as danças folclóricas até as danças contemporâneas. A metodologia utilizada será o Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de júri para debater sobre o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema "Danças coletivas" e explique a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC). Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para pesquisar sobre o tema e preparar seus argumentos. Eles podem usar livros, internet e outras fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Debate

    O grupo defensor e o grupo opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos. A banca julgadora fará perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados.

  5. Etapa 5 - Resposta

    O grupo defensor e o grupo opositor terão 10 minutos cada para responder às perguntas e comentários da banca julgadora. O grupo de observadores também terá seu tempo para participar com alguns comentários da sua observação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala sobre as diferentes perspectivas apresentadas e os alunos poderão compartilhar suas opiniões e reflexões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar uma dança coletiva escolhida por eles, explicando a coreografia e a história por trás dela.

  8. Etapa 8 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e o desempenho de cada grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise crítica sobre diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Promover a reflexão sobre a importância da dança coletiva na cultura e na história.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e construtiva durante o debate e a discussão em sala.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade da apresentação da dança coletiva escolhida pelo grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia do Modelo de Debate Crítico (MDC).
  • Conduzir a discussão em sala e estimular a participação dos alunos.
  • Avaliar a participação dos alunos e o desempenho de cada grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e preparar argumentos para o debate.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em sala.
  • Apresentar uma dança coletiva escolhida pelo grupo.