Aula sobre Dancas Coletivas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Danças coletivas" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia ou improvisando. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas e são uma forma de expressão e celebração em grupo. Durante a atividade, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes formas de danças coletivas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. A metodologia ativa Rotação por estações permitirá que os alunos trabalhem em grupos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e apreciação da dança.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Nesta atividade, os alunos irão explorar o tema "Danças coletivas" por meio da metodologia ativa Rotação por estações. As danças coletivas são aquelas em que várias pessoas dançam juntas, seguindo uma coreografia ou improvisando. Essas danças podem ser encontradas em diversas culturas e são uma forma de expressão e celebração em grupo. Durante a atividade, os alunos irão pesquisar e analisar diferentes formas de danças coletivas, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. A metodologia ativa Rotação por estações permitirá que os alunos trabalhem em grupos, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e apreciação da dança.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Introduza o tema "Danças coletivas" e explique a metodologia Rotação por estações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Pesquisa

    Na primeira estação, os alunos irão pesquisar sobre diferentes danças coletivas, como o samba, a salsa e a dança do ventre. Eles deverão buscar informações sobre a origem, a história e a coreografia de cada dança. Para isso, disponibilize livros, revistas, vídeos e sites especializados.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Análise

    Na segunda estação, os alunos irão analisar uma composição de dança coletiva. Escolha uma coreografia de um grupo brasileiro ou estrangeiro e disponibilize um vídeo para os alunos assistirem. Em seguida, eles deverão analisar a coreografia, identificando os movimentos, a harmonia e a expressão corporal.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Criação

    Na terceira estação, os alunos irão criar uma coreografia de dança coletiva. Eles deverão escolher uma música e criar uma coreografia em grupo. Disponibilize, se for possível, instrumentos musicais e materiais para os alunos utilizarem na criação da coreografia.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Ao final da atividade, cada grupo irá apresentar o resultado da sua estação para a turma. O grupo da estação 1 irá apresentar as informações pesquisadas, o grupo da estação 2 irá apresentar a análise da coreografia e o grupo da estação 3 irá apresentar a coreografia criada.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Após as apresentações, conduza uma discussão sobre as diferentes danças coletivas e as coreografias apresentadas pelos alunos. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e impressões sobre as danças e as atividades realizadas. Encerre a atividade agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância da dança coletiva como forma de expressão e celebração em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise e apreciação da dança;
  • Estimular a criatividade e a expressão corporal dos alunos;
  • Promover a cooperação e a interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre as danças coletivas;
  • Qualidade da análise da coreografia apresentada;
  • Criatividade e harmonia na criação da coreografia em grupo;
  • Cooperação e interação com os colegas durante as atividades.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações;
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e criação da coreografia;
  • Conduzir a discussão sobre as atividades realizadas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas;
  • Estimular a cooperação e a interação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Realizar a pesquisa sobre as danças coletivas com qualidade;
  • Analisar a coreografia apresentada com qualidade;
  • Criar uma coreografia em grupo com criatividade e harmonia;
  • Cooperar e interagir com os colegas durante as atividades.