Aula sobre Dancas Folcloricas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As danças folclóricas representam uma expressão cultural rica e diversificada, enraizada nas tradições e identidades de diferentes povos ao redor do mundo. Essas danças têm suas origens em comunidades e regiões específicas, transmitidas de geração em geração como parte integrante do patrimônio cultural de um povo.
Etapa 1 - Entender
O professor irá apresentar aos alunos o tema "Danças Folclóricas" e explicar sua importância cultural. Em seguida, os alunos irão pesquisar sobre as danças folclóricas de diferentes regiões do Brasil e do mundo, buscando informações sobre sua origem, história, características e importância cultural.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa mental ou um esboço das informações coletadas na etapa anterior, organizando as ideias e os conceitos principais sobre as danças folclóricas.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher uma dança folclórica para estudar mais a fundo, considerando sua importância cultural e sua relevância para a região de origem. Em seguida, irão pesquisar sobre os elementos que compõem a dança escolhida, como a música, os trajes, os movimentos e a coreografia.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo da dança escolhida, criando uma coreografia simples e apresentando para a turma.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar suas danças folclóricas para a turma, explicando os elementos que compõem a dança e sua importância cultural. Em seguida, irão avaliar as apresentações dos colegas, destacando os pontos positivos e as possibilidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
- Reconhecer a importância cultural das danças folclóricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Qualidade das pesquisas realizadas sobre as danças folclóricas.
- Criatividade na criação do protótipo da dança escolhida.
- Qualidade da apresentação da dança folclórica escolhida.
- Capacidade de avaliar as apresentações dos colegas de forma crítica e construtiva.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância cultural.
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as danças folclóricas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Avaliar as apresentações dos alunos de forma crítica e construtiva.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas sobre as danças folclóricas.
- Criar um mapa mental ou esboço das informações coletadas.
- Escolher uma dança folclórica para estudar mais a fundo.
- Criar um protótipo da dança escolhida.
- Apresentar a dança folclórica escolhida para a turma e avaliar as apresentações dos colegas.