Aula sobre Dancas Folcloricas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Danças folclóricas são uma forma de expressão cultural com origem na tradição popular. Elas são transmitidas de geração em geração e refletem a identidade de um povo. No Brasil, temos uma grande variedade de danças folclóricas, como o frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, entre outras.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor iniciará a aula apresentando o tema "Danças Folclóricas" e explicando a importância de valorizarmos e preservarmos essas manifestações culturais. Para ilustrar o tema, o professor poderá exibir vídeos ou imagens de danças folclóricas brasileiras.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia (imagem em anexo). Cada grupo deverá preencher o mapa com informações sobre como as pessoas percebem e vivenciam as danças folclóricas. O professor poderá orientar os alunos a entrevistarem pessoas da comunidade ou a pesquisarem em fontes confiáveis na internet.

  3. Etapa 3 - Análise do mapa de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. O professor conduzirá uma discussão sobre as informações coletadas e ajudará os alunos a identificarem padrões e tendências.

  4. Etapa 4 - Definição do projeto

    Com base nas informações coletadas no mapa de empatia, os grupos deverão definir um projeto que valorize e divulgue as danças folclóricas. O projeto pode ser uma apresentação, uma exposição, um vídeo, um livro, entre outras possibilidades.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento do projeto

    Os grupos terão tempo para desenvolver seus projetos. O professor poderá orientá-los e auxiliá-los na busca de informações e na elaboração do material.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos projetos

    Cada grupo apresentará seu projeto para a turma. O professor conduzirá uma discussão sobre as diferentes abordagens e ideias apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor conduzirá uma reflexão final sobre o processo de criação dos projetos e a importância de valorizarmos as danças folclóricas como expressão da nossa cultura.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos na elaboração de projetos.
  • Valorizar e preservar as manifestações culturais brasileiras.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Coerência e criatividade na definição do projeto.
  • Qualidade e originalidade do material desenvolvido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na definição do projeto.
  • Auxiliar os grupos na busca de informações e na elaboração do material.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa de empatia.
  • Trabalhar em grupo na definição do projeto.
  • Desenvolver o material de forma criativa e original.