Aula sobre Dancas Folcloricas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As danças folclóricas são uma forma de expressão cultural que se manifesta em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Elas são transmitidas de geração em geração e refletem a história, a religiosidade, as crenças e os costumes de um povo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema das danças folclóricas e explicar sua importância na cultura brasileira. Em seguida, irá dividir a turma em grupos de quatro alunos e entregar o material para a criação do jogo.

  2. Etapa 2 - Pesquisa sobre as danças folclóricas

    Os alunos deverão pesquisar sobre as principais danças folclóricas brasileiras, como o frevo, o bumba-meu-boi, o carimbó, entre outras. Eles deverão buscar informações sobre a origem, as características e os elementos que compõem cada dança.

  3. Etapa 3 - Criação do tabuleiro e das cartas

    Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos irão criar um tabuleiro com 51 casas (opcional) e as cartas de perguntas e ações. As perguntas deverão abordar os elementos das danças folclóricas, como a música, a vestimenta, os instrumentos, entre outros. As ações deverão ser relacionadas às danças, como "avançar duas casas se souber dançar o frevo" ou "voltar três casas se não souber o que é o bumba-meu-boi".

  4. Etapa 4 - Teste do jogo

    Os grupos irão testar o jogo criado pelos colegas e dar sugestões de melhorias.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar como ele funciona. Os jogos serão jogados pelos demais alunos da turma.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre as danças folclóricas

    Ao final da apresentação dos jogos, o professor irá promover uma discussão sobre as danças folclóricas e sua importância na cultura brasileira. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e opiniões sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor irá avaliar a participação dos alunos na criação do jogo e na discussão sobre as danças folclóricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise sobre as danças folclóricas brasileiras.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e interativa.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa sobre as danças folclóricas.
  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Participação na apresentação do jogo e na discussão sobre as danças folclóricas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema das danças folclóricas e explicar sua importância na cultura brasileira.
  • Dividir a turma em grupos e entregar o material para a criação do jogo.
  • Promover a discussão sobre as danças folclóricas ao final da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais danças folclóricas brasileiras.
  • Criar o tabuleiro e as cartas do jogo de tabuleiro.
  • Apresentar o jogo criado para a turma e participar da discussão sobre as danças folclóricas.