Aula sobre Dancas Folcloricas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As danças folclóricas representam uma expressão cultural rica e diversificada, enraizada nas tradições e identidades de diferentes povos ao redor do mundo. Essas danças têm suas origens em comunidades e regiões específicas, transmitidas de geração em geração como parte integrante do patrimônio cultural de um povo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor apresentará o tema e explicará a importância das danças folclóricas para a cultura brasileira e mundial. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre uma dança folclórica brasileira ou estrangeira. Eles deverão buscar informações sobre a origem, história, características e curiosidades da dança escolhida.

  3. Etapa 3 - Preparação do modelo de juri

    Cada grupo deverá preparar uma apresentação para o modelo de juri, defendendo ou opondo-se a um tema relacionado às danças folclóricas. A banca julgadora será composta por alunos que não estão participando da apresentação.

  4. Etapa 4 - Apresentação do modelo de juri

    Os grupos apresentarão seus argumentos e a banca julgadora fará a avaliação. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos deverão discutir em grupo sobre as danças folclóricas e as apresentações realizadas. Eles deverão refletir sobre a importância das danças folclóricas para a cultura e identidade de um povo.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Cada aluno deverá produzir um texto sobre a dança folclórica pesquisada e sua importância para a cultura brasileira ou estrangeira.

  7. Etapa 7 - Socialização dos textos

    Os alunos deverão socializar seus textos com a turma, apresentando suas pesquisas e reflexões sobre as danças folclóricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Reconhecer e apreciar composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Refletir sobre a importância das danças folclóricas para a cultura e identidade de um povo.
  • Desenvolver a habilidade de argumentação e debate.
  • Produzir um texto sobre a dança folclórica pesquisada e sua importância para a cultura brasileira ou estrangeira.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada sobre a dança folclórica escolhida.
  • Qualidade da apresentação no modelo de juri.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade do texto produzido sobre a dança folclórica pesquisada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das danças folclóricas.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as danças folclóricas.
  • Auxiliar na preparação do modelo de juri.
  • Mediar o debate e a discussão em grupo.
  • Avaliar as atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar a pesquisa sobre a dança folclórica escolhida.
  • Preparar a apresentação no modelo de juri.
  • Participar do debate e da discussão em grupo.
  • Produzir um texto sobre a dança folclórica pesquisada.