Aula sobre Dancas Folcloricas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As danças folclóricas representam uma expressão cultural rica e diversificada, enraizada nas tradições e identidades de diferentes povos ao redor do mundo. Essas danças têm suas origens em comunidades e regiões específicas, transmitidas de geração em geração como parte integrante do patrimônio cultural de um povo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema "Danças Folclóricas", explicando sua importância cultural e histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as danças folclóricas de uma região do Brasil. Eles deverão buscar informações sobre a origem, ritmo, movimentos e vestimentas das danças. Para isso, poderão utilizar livros, revistas, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Criação

    Na segunda estação, os alunos irão criar uma dança folclórica inspirada na região pesquisada na estação anterior. Eles deverão utilizar os movimentos e ritmos típicos da dança, além de criar uma coreografia que represente a região.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Apresentação

    Na terceira estação, os alunos irão apresentar a dança criada na estação anterior para os colegas. Eles deverão explicar a origem da dança, os movimentos e ritmos utilizados, além de mostrar a coreografia criada.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as danças folclóricas apresentadas pelos alunos. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e opiniões sobre as danças, além de fazer perguntas e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula reforçando a importância das danças folclóricas como forma de expressão cultural e histórica. Os alunos também poderão compartilhar suas impressões sobre a atividade realizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma dança folclórica.
  • Promover a integração e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos sobre as danças folclóricas.
  • Criatividade e originalidade na criação da dança folclórica.
  • Qualidade da apresentação da dança criada pelos alunos.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.
  • Encerrar a aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa sobre as danças folclóricas.
  • Criar uma dança folclórica inspirada na região pesquisada.
  • Apresentar a dança criada para os colegas.
  • Participar da discussão em grupo de forma construtiva.