Aula sobre Dancas Folcloricas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As danças folclóricas representam uma expressão cultural rica e diversificada, enraizada nas tradições e identidades de diferentes povos ao redor do mundo. Essas danças têm suas origens em comunidades e regiões específicas, transmitidas de geração em geração como parte integrante do patrimônio cultural de um povo.
Etapa 1 - Introdução
O professor irá introduzir o tema "Danças Folclóricas", explicando sua importância cultural e histórica. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Pesquisa
Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as danças folclóricas de uma região do Brasil. Eles deverão buscar informações sobre a origem, ritmo, movimentos e vestimentas das danças. Para isso, poderão utilizar livros, revistas, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula.Etapa 3 - Estação 2 - Criação
Na segunda estação, os alunos irão criar uma dança folclórica inspirada na região pesquisada na estação anterior. Eles deverão utilizar os movimentos e ritmos típicos da dança, além de criar uma coreografia que represente a região.Etapa 4 - Estação 3 - Apresentação
Na terceira estação, os alunos irão apresentar a dança criada na estação anterior para os colegas. Eles deverão explicar a origem da dança, os movimentos e ritmos utilizados, além de mostrar a coreografia criada.Etapa 5 - Discussão
Após as apresentações, o professor irá conduzir uma discussão em grupo sobre as danças folclóricas apresentadas pelos alunos. Os alunos poderão compartilhar suas impressões e opiniões sobre as danças, além de fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 6 - Encerramento
O professor irá encerrar a aula reforçando a importância das danças folclóricas como forma de expressão cultural e histórica. Os alunos também poderão compartilhar suas impressões sobre a atividade realizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma dança folclórica.
- Promover a integração e a colaboração entre os alunos na realização das atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos sobre as danças folclóricas.
- Criatividade e originalidade na criação da dança folclórica.
- Qualidade da apresentação da dança criada pelos alunos.
- Participação construtiva na discussão em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
- Encerrar a aula e reforçar a importância do tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar a pesquisa sobre as danças folclóricas.
- Criar uma dança folclórica inspirada na região pesquisada.
- Apresentar a dança criada para os colegas.
- Participar da discussão em grupo de forma construtiva.