Aula sobre Dancas Folcloricas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A dança folclórica é uma forma de expressão cultural que representa a identidade de um povo. Ela é transmitida de geração em geração e é uma forma de manter viva a história e as tradições de um país. No Brasil, temos uma grande diversidade de danças folclóricas, cada uma com suas particularidades e características únicas.
Etapa 1 - Introdução
O professor fará uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de danças folclóricas brasileiras e sua importância cultural. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com danças folclóricas.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Os alunos terão acesso a um vídeo sobre danças folclóricas brasileiras e deverão responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O professor irá disponibilizar um fórum online para que os alunos possam compartilhar suas respostas e discutir o assunto.Etapa 3 - Apresentação do Template
O professor irá apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ele será utilizado para avaliar a atividade.Etapa 4 - Pesquisa em Grupo
Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre uma dança folclórica brasileira. Eles deverão identificar as características da dança, sua origem, os instrumentos musicais utilizados e os trajes típicos. Cada grupo deverá preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.Etapa 5 - Apresentação dos Grupos
Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua pesquisa para a turma. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos colegas.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as danças folclóricas brasileiras e como elas representam a cultura do país.Etapa 7 - Encerramento
O professor fará um breve encerramento da aula, reforçando a importância da preservação das danças folclóricas brasileiras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão cultural.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa em grupo.
- Qualidade da apresentação sobre a dança folclórica escolhida.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.
Ações do professor
- Disponibilizar o conteúdo prévio sobre o tema.
- Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa em grupo.
- Preparar uma apresentação sobre a dança folclórica escolhida.
- Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.