Aula sobre Dancas Folcloricas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A dança folclórica é uma forma de expressão cultural que representa a identidade de um povo. Ela é transmitida de geração em geração e é uma forma de manter viva a história e as tradições de um país. No Brasil, temos uma grande diversidade de danças folclóricas, cada uma com suas particularidades e características únicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor fará uma breve introdução sobre o tema, apresentando exemplos de danças folclóricas brasileiras e sua importância cultural. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências com danças folclóricas.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos terão acesso a um vídeo sobre danças folclóricas brasileiras e deverão responder a algumas perguntas sobre o conteúdo. O professor irá disponibilizar um fórum online para que os alunos possam compartilhar suas respostas e discutir o assunto.

  3. Etapa 3 - Apresentação do Template

    O professor irá apresentar o template de Dinâmica dos 3 Qs e explicar como ele será utilizado para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em Grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre uma dança folclórica brasileira. Eles deverão identificar as características da dança, sua origem, os instrumentos musicais utilizados e os trajes típicos. Cada grupo deverá preparar uma apresentação para compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Grupos

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua pesquisa para a turma. Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a apresentação dos colegas.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as danças folclóricas brasileiras e como elas representam a cultura do país.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor fará um breve encerramento da aula, reforçando a importância da preservação das danças folclóricas brasileiras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão cultural.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em grupo.
  • Qualidade da apresentação sobre a dança folclórica escolhida.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.

Ações do professor

  • Disponibilizar o conteúdo prévio sobre o tema.
  • Orientar os alunos na pesquisa em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa em grupo.
  • Preparar uma apresentação sobre a dança folclórica escolhida.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar as apresentações dos colegas.