Aula sobre Dancas Urbanas Street Dance

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A dança urbana, também conhecida como street dance, é um estilo de dança que surgiu nas ruas das grandes cidades, principalmente nos Estados Unidos, na década de 1970. É uma dança que mistura diversos estilos, como hip hop, funk, breakdance, popping, locking, entre outros. É uma forma de expressão artística cujo objetivo é transmitir uma mensagem por meio do movimento do corpo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e seus subtópicos (10 minutos)

    O professor apresenta o tema "Danças Urbanas: Street Dance" e seus subtópicos, como história, estilos, artistas e grupos brasileiros e estrangeiros, entre outros.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e análise (40 minutos)

    Os alunos se organizam em grupos e pesquisam sobre os subtópicos apresentados pelo professor. Eles devem analisar diferentes formas de expressão da dança urbana e selecionar exemplos de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)

    Cada grupo cria um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Avaliação dos outros grupos (20 minutos)

    Os grupos avaliam o desempenho dos outros grupos, preenchendo o template de avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Preparação da apresentação (30 minutos)

    Cada grupo prepara a apresentação da pesquisa e dos argumentos para a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação (20 minutos)

    Cada grupo apresenta a pesquisa e os argumentos para a turma, utilizando exemplos de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros.

  7. Etapa 7 - Avaliação final (10 minutos)

    O professor avalia o desempenho dos alunos, considerando o template de avaliação por pares e a apresentação para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança;
  • Reconhecer e apreciar composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros;
  • Desenvolver a criatividade e a expressão corporal.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos;
  • Orientar os alunos na pesquisa e análise das diferentes formas de expressão da dança;
  • Auxiliar na construção dos argumentos e na organização do grupo;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança urbana;
  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos;
  • Apresentar a pesquisa e os argumentos para a turma.