Aula sobre Dancas Urbanas Street Dance

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos conhecerão o universo das danças urbanas, mais especificamente o Street Dance. As danças urbanas têm origem nas ruas e em comunidades marginalizadas, e se popularizaram a partir dos anos 70, nos Estados Unidos. Hoje, é possível encontrar essas danças em diversos lugares, como em festas, shows, videoclipes e até mesmo em competições. O objetivo é apresentar aos alunos as características do Street Dance, suas origens e influências, bem como incentivar a pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o para os alunos. Em seguida, proponha uma reflexão sobre a importância da dança como forma de expressão e manifestação cultural.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Street Dance

    Apresente aos alunos as características do Street Dance, suas origens e influências. Para isso, utilize vídeos, imagens ou músicas que exemplifiquem a dança.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida os alunos em duplas ou trios e irão criar um mapa conceitual sobre o Street Dance, utilizando a metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_. Cada grupo deverá escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos e forneça materiais de apoio para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias escolhidas e como elas se relacionam. Estimule a participação dos alunos na discussão e esclarecimento de dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercício prático

    Os alunos irão praticar alguns passos básicos do Street Dance, utilizando como referência os vídeos e imagens apresentados pelo professor na Etapa 2. Oriente e corrija a postura e movimentos dos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Conduza uma discussão final com os alunos, incentivando-os a refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão da dança.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação e a cooperação entre os alunos por meio da metodologia _Aprendizagem_ _e__ntre_ _p__ares_.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Correção e evolução dos movimentos durante o exercício prático.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar e estimular a pesquisa e a criação do mapa conceitual.
  • Corrigir e orientar os movimentos dos alunos durante o exercício prático.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
  • Praticar os movimentos do Street Dance com empenho e dedicação.
  • Participar da discussão e esclarecimento de dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.