Aula sobre Dancas Urbanas Street Dance

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


As danças urbanas, também conhecidas como Street Dance, são um conjunto de estilos de dança que surgiram nas ruas das grandes cidades, principalmente nos Estados Unidos, na década de 1970. Essas danças são caracterizadas pela mistura de movimentos de diferentes estilos, como hip hop, breakdance e funk, e pela expressão da cultura urbana. As danças urbanas são muito populares entre os jovens e podem ser encontradas em diferentes contextos, como videoclipes, shows e competições. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre as danças urbanas e criar uma fanzine para apresentar suas descobertas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e seus objetivos. Em seguida, mostre aos alunos um vídeo sobre as danças urbanas e faça uma roda de conversa para compartilhar suas impressões.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Divida os alunos em grupos e peça que pesquisem sobre as danças urbanas. Eles deverão buscar informações sobre a história, os principais estilos, os movimentos e a cultura urbana associada às danças.Disponibilize materiais de pesquisa, como livros, revistas e sites.

  3. Etapa 3 - Criação da fanzine

    Cada grupo receberá uma folha de papel A4 dividida em oito partes e deverá criar uma fanzine sobre as danças urbanas. Eles poderão utilizar diferentes recursos, como desenhos, colagens e textos, para apresentar suas descobertas. Oriente os alunos sobre a organização das informações e a forma de apresentação.

  4. Etapa 4 - Socialização das fanzines

    Cada grupo apresentará sua fanzine para a turma, explicando as informações apresentadas e os recursos utilizados. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, questionando os alunos sobre o que aprenderam e como se sentiram ao criar a fanzine. Os alunos também poderão compartilhar sugestões para futuras atividades.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Apresente os critérios de avaliação e dê feedback sobre as apresentações e a participação dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando os objetivos da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a cultura urbana e a importância das danças urbanas na sociedade.

Critérios de avaliação

  • Organização das informações na fanzine.
  • Criatividade e originalidade na apresentação das informações.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Respeito às regras e ao tempo estipulado para a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Conduzir a reflexão e a avaliação da atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a expressão artística dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine.
  • Colaborar com os demais membros do grupo.
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva.
  • Respeitar as regras e o tempo estipulado para a atividade.
  • Expressar suas ideias e opiniões de forma respeitosa durante a roda de conversa e a reflexão.