Aula sobre Dancas Urbanas Street Dance

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A dança urbana, também conhecida como street dance, é uma forma de expressão artística que surgiu nas ruas das grandes cidades e se popularizou em todo o mundo. Ela é caracterizada pela improvisação, pela mistura de diferentes estilos musicais e pela incorporação de elementos da cultura hip hop, como o rap e o graffiti. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer mais sobre essa forma de dança, suas origens, principais características e influências na cultura contemporânea. A metodologia utilizada será o _Design Thinking_, que estimula a criatividade, a empatia e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique o que é a dança urbana, suas origens e principais características. Em seguida, os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com a dança urbana, seja por meio de vídeos, fotos ou relatos pessoais.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos e oriente-os na criação de um mapa de empatia sobre a dança urbana, seguindo os campos propostos: "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos". Cada grupo deverá apresentar seu mapa para a turma.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a história da dança urbana

    Com base no mapa de empatia, peça que os alunos pesquisem sobre a história da dança urbana, suas influências e principais representantes. Eles poderão utilizar livros, revistas, sites e vídeos para realizar a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Criação de coreografias

    Oriente os alunos na criação de coreografias em grupo, utilizando os elementos da dança urbana e os conhecimentos adquiridos na pesquisa. Eles deverão apresentar suas coreografias para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre a importância da dança urbana

    Reúna os alunos em grupo para discutir sobre a importância da dança urbana na cultura contemporânea e em suas vidas pessoais. Eles poderão expressar suas opiniões por meio de desenhos, textos ou vídeos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos, levando em consideração a participação nas atividades, o trabalho em grupo, a criatividade e a qualidade das apresentações.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Estimule nos alunos uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esses conhecimentos em suas vidas pessoais e acadêmicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da dança urbana na cultura contemporânea.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades propostas.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Criatividade e qualidade das apresentações.
  • Pesquisa sobre a história da dança urbana.
  • Reflexão sobre o aprendizado e aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar suas principais características.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa sobre a história da dança urbana.
  • Acompanhar e orientar a criação das coreografias.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e promover a reflexão sobre o aprendizado.

Ações do aluno

  • Compartilhar suas experiências com a dança urbana.
  • Criar um mapa de empatia sobre a dança urbana em grupo.
  • Realizar pesquisa sobre a história da dança urbana.
  • Criar coreografias em grupo.
  • Participar das discussões em grupo e fazer reflexão sobre o aprendizado.