Aula sobre Dancas Urbanas Street Dance
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A dança de rua, também conhecida como Street Dance, é uma forma de dança que surgiu nas ruas das grandes cidades dos Estados Unidos na década de 1970. É uma dança que mistura movimentos de diferentes estilos, como hip hop, funk, breakdance e popping, e é muito popular entre os jovens.
Etapa 1 - Introdução
O professor deve apresentar o tema da aula e explicar o que é a dança de rua. Em seguida, deve pedir aos alunos que pesquisem sobre a história da dança de rua e seus diferentes estilos.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
O professor deve explicar a metodologia ativa Gamificação e pedir aos alunos que criem um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos organizem suas pesquisas de forma lúdica e criativa.Etapa 3 - Pesquisa sobre os diferentes estilos de dança de rua
Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes estilos de dança de rua, como hip hop, funk, breakdance e popping. Eles devem registrar suas descobertas no mapa de registro.Etapa 4 - Discussão sobre a importância da dança de rua
O professor deve conduzir uma discussão sobre a importância da dança de rua na cultura jovem e na sociedade em geral. Os alunos devem participar da discussão e apresentar suas opiniões.Etapa 5 - Avaliação dos jogos criados pelos alunos
Os alunos devem apresentar seus jogos para a turma e explicar como eles organizaram suas pesquisas. O professor deve avaliar os jogos conforme os critérios estabelecidos.Etapa 6 - Encerramento
O professor deve fazer uma reflexão sobre a aula e pedir aos alunos que escrevam um texto sobre o que aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de diferentes formas de expressão da dança.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Promover a reflexão sobre a importância da dança de rua na cultura jovem.
Critérios de avaliação
- Organização do mapa de registro.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos.
- Criatividade e originalidade dos jogos criados pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia ativa Gamificação.
- Conduzir a discussão sobre a importância da dança de rua.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a história da dança de rua e seus diferentes estilos.
- Criar um mapa de registro para organizar suas pesquisas.
- Criar um jogo e apresentá-lo para turma.