Aula sobre Darwinismo Social No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Darwinismo Social foi uma teoria que surgiu no século XIX e que defendia a ideia de que a evolução das espécies também se aplicava às sociedades humanas. No Brasil, essa teoria foi utilizada para justificar a desigualdade social e a discriminação racial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o Darwinismo Social. Em seguida, faça perguntas aos alunos se eles já ouviram falar sobre essa teoria e se sabem como ela foi utilizada no Brasil.Etapa 2 - Problematização
Apresente aos alunos o problema que deverão trabalhar, como “De que forma o Darwinismo Social cooperou para a disseminação de ideias racistas no Brasil?”. Em seguida, os alunos irão se reunir em grupos e para trabalhar sobre o problema proposto.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos deverão fazer uma pesquisa sobre o problema, pensar e pontuar possíveis alternativas e soluções que serão trabalhadas na próxima etapa. Você pode selecionar e disponibilizar textos, artigos e vídeos para auxiliar os alunos na pesquisa.Etapa 4 - Geração de Alternativas
Os grupos irão discutir e escolher alternativas para solucionar o problema apresentado na etapa anterior. Auxilie os alunos na busca por soluções criativas e eficazes.Etapa 5 - Solução
Os grupos irão apresentar suas soluções para o problema criado na etapa anterior. O professor irá estimular o debate e a reflexão sobre as soluções apresentadas pelos grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi discutido na aula e reforce a importância de combater o Darwinismo Social e a discriminação racial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
- Estimular a reflexão crítica sobre a utilização de teorias científicas para justificar a opressão de grupos sociais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e buscar soluções criativas e eficazes para problemas sociais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Criatividade e eficácia das soluções apresentadas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Auxiliar os alunos na busca por soluções criativas e eficazes.
- Estimular o debate e a reflexão crítica sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Buscar soluções criativas e eficazes para o problema apresentado.
- Refletir criticamente sobre o tema e as soluções apresentadas pelos grupos.