Aula sobre Darwinismo Social No Brasil
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O Darwinismo Social foi uma teoria que surgiu no século XIX e que defendia a ideia de que a evolução das espécies também se aplicava às sociedades humanas. No Brasil, essa teoria foi utilizada para justificar a desigualdade social e a discriminação racial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Darwinismo Social no Brasil e como ele impactou negativamente os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho de seus colegas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que é o Darwinismo Social. Em seguida, contextualize o tema no Brasil e explique como ele foi utilizado para justificar a desigualdade social e a discriminação racial.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos irão pesquisar sobre o Darwinismo Social no Brasil e como ele impactou negativamente os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas. Eles deverão buscar informações em livros, artigos e sites confiáveis.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que encontraram em suas pesquisas. Eles deverão debater sobre os impactos negativos do Darwinismo Social no Brasil e como ele ainda pode ser visto na sociedade atual.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Eles deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos projetos
Cada grupo irá apresentar seu projeto para a turma. Eles deverão utilizar o template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos outros grupos.Etapa 6 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema, destacando os principais pontos abordados pelos alunos e reforçando a importância de combater o Darwinismo Social e a discriminação racial.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo no Brasil.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de avaliação por pares.
- Conduzir a discussão final.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o Darwinismo Social no Brasil e como ele impactou negativamente os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
- Discutir em grupo as informações encontradas.
- Criar o template de avaliação por pares.
- Apresentar o projeto para a turma.
- Avaliar o desempenho dos outros grupos.