Aula sobre Darwinismo Social No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O Darwinismo Social foi uma teoria que surgiu no século XIX e que defendia a ideia de que a evolução das espécies também se aplicava às sociedades humanas. No Brasil, essa teoria foi utilizada para justificar a desigualdade social e a discriminação racial. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. A metodologia utilizada será o Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as dores e ganhos desses grupos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que é o Darwinismo Social. Em seguida, os alunos deverão fazer uma roda de conversa para compartilhar o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Explique o que é um mapa de empatia e como ele pode ser utilizado para entender melhor as dores e ganhos de um grupo social. Em seguida, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor as dores e ganhos dos grupos que foram oprimidos pelo Darwinismo Social no Brasil.

  3. Etapa 3 - Discussão em Grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as dores e ganhos dos grupos que foram oprimidos pelo Darwinismo Social no Brasil. Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos Práticos

    Apresente exemplos práticos de como o Darwinismo Social foi utilizado para justificar a opressão de grupos sociais no Brasil. Você pode utilizar exemplos como a justificativa da escravização, a criminalização de fatores culturais como as religiões de matriz africana e a prática da capoeira, entre outros. Os alunos irão discutir esses exemplos em grupo.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre o Darwinismo Social no Brasil. Divida a turma em dois grupos e cada grupo irá defender um ponto de vista sobre o assunto.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a fazerem uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
  • Estimular a empatia e a compreensão das dores e ganhos dos grupos oprimidos pelo Darwinismo Social no Brasil.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em debater e argumentar sobre um tema polêmico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo e no debate.
  • Criação de um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Capacidade de identificar os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Argumentação clara e coerente no debate.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e no debate.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e no debate.
  • Criar um mapa de empatia completo e bem elaborado.
  • Identificar os exemplos práticos apresentados pelo professor.
  • Argumentar de forma clara e coerente no debate.
  • Fazer uma reflexão sobre o que foi aprendido na aula.