Aula sobre Darwinismo Social No Brasil
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Darwinismo Social foi uma teoria que surgiu no século XIX e que defendia a ideia de que a evolução das espécies também se aplicava às sociedades humanas. No Brasil, essa teoria foi utilizada para justificar a desigualdade social e a discriminação contra negros e indígenas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a teoria do Darwinismo Social no Brasil. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo
Os alunos assistirão a um vídeo sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. Selecione e disponibilize um vídeo adequado para a idade dos alunos. Abaixo, no item _Dicas_ você encontrará algumas sugestõesEtapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o vídeo assistido. Eles deverão identificar os principais pontos abordados no vídeo e como eles se relacionam com a teoria do Darwinismo Social no Brasil.Etapa 4 - Apresentação dos grupos
Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados. Como avaliação final você pode propor aos alunos que escrevam um texto sobre de que forma teorias como a do Darwinismo Social se relacionam com as desigualdades raciais experimentadas até os dias de hoje.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
- Estimular o debate e a participação dos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre a teoria do Darwinismo Social no Brasil.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade da apresentação dos grupos.
- Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos.
- Incentivar o debate e a reflexão crítica.
- Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade e clareza.
- Expressar suas opiniões e fazer perguntas sobre o assunto.