Aula sobre Darwinismo Social No Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O Darwinismo Social foi uma teoria que surgiu no século XIX e que defendia a ideia de que a evolução das espécies também se aplicava às sociedades humanas. No Brasil, essa teoria foi utilizada para justificar a desigualdade social e a discriminação contra negros e indígenas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a teoria do Darwinismo Social no Brasil. Incentive os alunos a fazer perguntas e a expressar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Vídeo

    Os alunos assistirão a um vídeo sobre o Darwinismo Social no Brasil e como essa teoria foi utilizada para justificar a opressão de grupos sociais. Selecione e disponibilize um vídeo adequado para a idade dos alunos. Abaixo, no item _Dicas_ você encontrará algumas sugestões

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e terão que discutir sobre o vídeo assistido. Eles deverão identificar os principais pontos abordados no vídeo e como eles se relacionam com a teoria do Darwinismo Social no Brasil.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule o debate.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Eles deverão avaliar a atividade e expressar suas opiniões sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados. Como avaliação final você pode propor aos alunos que escrevam um texto sobre de que forma teorias como a do Darwinismo Social se relacionam com as desigualdades raciais experimentadas até os dias de hoje.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios.
  • Estimular o debate e a participação dos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a teoria do Darwinismo Social no Brasil.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Criatividade e clareza na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Estimular a participação dos alunos.
  • Incentivar o debate e a reflexão crítica.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade e clareza.
  • Expressar suas opiniões e fazer perguntas sobre o assunto.