Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os dias da semana em Inglês. Em seguida, apresente um vídeo curto ou uma música que contenha a música dos dias da semana.
Etapa 1 - Problematização
Proponha aos alunos a criação de um calendário semanal em Inglês, usando recursos como papel, lápis de cor e canetas.Etapa 2 - Planejamento
Divida a turma em grupos de até 5 alunos e incentive a criatividade na elaboração da proposta, dando a eles a oportunidade de escolherem o formato e a decoração.Etapa 3 - Execução
Disponibilize tempo para que os alunos trabalhem em seus projetos em grupos. Aproveite esse momento para circular pela sala e oferecer orientação individualizada, quando necessário.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo apresenta seu projeto para a turma e os demais grupos devem preencher o modelo de avaliação por pares, avaliando o grupo apresentador.Etapa 5 - Autoavaliação e feedback
Cada grupo deve avaliar a si mesmo e enviar um feedback para o professor.Professor, use esse feedback para orientar os alunos em possíveis melhorias e para elogiar os pontos positivos apresentados pelos grupos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
- Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo
- Construção dos argumentos
- Apresentação e comunicação
- Desempenho geral
Ações do professor
- Orientar e acompanhar cada grupo durante a execução da atividade.
- Oferecer feedbacks construtivos para cada grupo.
- Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do projeto.
- Realizar pesquisas sobre o tema.
- Colaborar com os colegas na elaboração do calendário.