Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre os dias da semana em Inglês. Em seguida, apresente um vídeo curto ou uma música que contenha a música dos dias da semana.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Proponha aos alunos a criação de um calendário semanal em Inglês, usando recursos como papel, lápis de cor e canetas.

  2. Etapa 2 - Planejamento

    Divida a turma em grupos de até 5 alunos e incentive a criatividade na elaboração da proposta, dando a eles a oportunidade de escolherem o formato e a decoração.

  3. Etapa 3 - Execução

    Disponibilize tempo para que os alunos trabalhem em seus projetos em grupos. Aproveite esse momento para circular pela sala e oferecer orientação individualizada, quando necessário.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu projeto para a turma e os demais grupos devem preencher o modelo de avaliação por pares, avaliando o grupo apresentador.

  5. Etapa 5 - Autoavaliação e feedback

    Cada grupo deve avaliar a si mesmo e enviar um feedback para o professor.

    Professor, use esse feedback para orientar os alunos em possíveis melhorias e para elogiar os pontos positivos apresentados pelos grupos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em Inglês.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.
  • Promover a cooperação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo
  • Construção dos argumentos
  • Apresentação e comunicação
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar cada grupo durante a execução da atividade.
  • Oferecer feedbacks construtivos para cada grupo.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do projeto.
  • Realizar pesquisas sobre o tema.
  • Colaborar com os colegas na elaboração do calendário.