Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Aprender os dias da semana em inglês é essencial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. Além disso, conhecer os dias da semana em outro idioma também permite que eles ampliem seu repertório de expressões usadas no convívio social e no uso da língua inglesa em sala de aula. Nesta aula, vamos explorar os "Days of the Week" por meio de da metodologia Aprendizagem Entre Pares. Os alunos terão a oportunidade de pesquisar, discutir e criar um modelo para apresentar aos colegas, promovendo a cooperação, a comunicação e a autonomia. O objetivo é não apenas aprender os dias da semana em inglês, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe e construção de repertório no idioma.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Introduza o tema "Days of the Week" em Inglês, contextualizando-o com a rotina dos alunos.

  2. Etapa 2 - Divisão de Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 alunos.

  3. Etapa 3 - Construção do Modelo

    Explique detalhadamente a tarefa que será realizada pelos alunos, enfatizando a importância da cooperação e comunicação entre os membros do grupo. Cada grupo deve preencher o modelo com os critérios: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, e desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar informações e exemplos sobre "Days of the Week" em Inglês para preencher o modelo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Trabalhos

    Os grupos apresentam e explicam suas pesquisas e conclusões aos outros grupos da turma.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os grupos devem avaliar o trabalho dos outros grupos usando o modelo criado na aula.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Dê feedback aos grupos, incentivando-os a melhorar continuamente seu trabalho em equipe.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos construírem repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a autonomia dos estudantes na construção de seus próprios materiais de estudo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo: o quanto o grupo se organizou para a tarefa e distribuição de tarefas.
  • Construção dos argumentos: qualidade das informações incluídas no modelo.
  • Apresentação e comunicação: habilidade dos alunos em apresentar suas informações e ideias de forma clara e eficaz.
  • Desempenho geral: avaliação geral da qualidade do trabalho entregue.

Ações do professor

  • Introduzir o assunto "Days of the Week" em Inglês, contextualizando-o com a rotina dos alunos e usando recursos analógicos como cartazes e tabelas.
  • Explicar detalhadamente a tarefa que será realizada pelos alunos, enfatizando a importância da cooperação e comunicação entre os membros do grupo.
  • Auxiliar os alunos com dúvidas e sugestões em relação ao conteúdo e ao modelo que será construído.
  • Avaliar o desempenho dos alunos, utilizando os critérios previamente estabelecidos.
  • Dar feedback para os grupos, incentivando o aprimoramento constante do trabalho em equipe.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo, dividindo tarefas igualmente e respeitando as opiniões dos colegas.
  • Pesquisar informações relevantes sobre "Days of the Week" e preencher o modelo construído pelo grupo.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação, explicando com clareza as ideias e informações pesquisadas para os colegas.
  • Avaliar os outros grupos de forma justa e imparcial, utilizando os critérios estabelecidos.
  • Trabalhar em equipe para aprimorar a qualidade do trabalho entregue.