Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema Dias da Semana é muito importante no aprendizado da língua inglesa, pois é algo que faz parte do nosso cotidiano. Professor, inicie com uma dinâmica para introduzir o tema e despertar o interesse dos alunos. Dê exemplos de quando os alunos precisam saber o nome dos dias da semana.

  1. Etapa 1 - Mapa da Empatia

    Dê uma folha a cada aluno e oriente a desenhar um rosto no topo da folha.

    Após feito o desenho, explique que cada aluno deve se colocar no lugar de um personagem fictício e construir um mapa de empatia com seus hábitos, rotina e percepção dos dias da semana. O mapa deve conter os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

    Professor, dê exemplos de frases e expressões que podem ajudar a construir o mapa.


  2. Etapa 2 - Definição

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos. Cada grupo escolhe um dos personagens fictícios criado pelos integrantes.

    Agora, os grupos devem definir a rotina semanal do personagem escolhido e o que ele faz em cada dia da semana.

    Professor, faça perguntas em Inglês para os alunos sobre a rotina do personagem e ajude no vocabulário.


  3. Etapa 3 - Ideação

    A partir das informações coletadas do mapa de empatia, os grupos devem criar um cartaz com os dias da semana e as atividades específicas do personagem em cada dia.

    Eles podem desenhar ou utilizar revistas e jornais para ilustrar as atividades.

    Professor, incentive os alunos a usar o vocabulário aprendido ao longo da aula.


  4. Etapa 4 - Prototipação

    Cada grupo deve apresentar seu cartaz e explicar, em Inglês, as atividades do personagem em cada dia da semana.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Avalie o desempenho dos alunos e dê feedback em relação à pronúncia, vocabulário e criatividade. Os alunos também devem avaliar seus próprios trabalhos e o dos colegas.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Os cartazes devem ser afixados na parede da sala como um recurso de consulta para os alunos.

  7. Etapa 7 - Divulgação

    Os alunos convidam outros estudantes da escola para apresentar os cartazes e o que aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em ler, compreender e se comunicar em Inglês.
  • Incentivar a criatividade, a participação e o trabalho em equipe.
  • Criar um ambiente lúdico e participativo, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Pronúncia correta dos dias da semana e atividades relacionadas.
  • Uso correto do vocabulário.
  • Criatividade e qualidade do cartaz.
  • Participação e cooperação em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do mapa de empatia.
  • Estimular o uso de expressões, vocabulário e gramática em Inglês.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback para aprimoramento.
  • Incentivar a participação dos alunos na criação dos cartazes.
  • Proporcionar um ambiente descontraído e participativo, que estimule a aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia com informações sobre o personagem fictício.
  • Definir a rotina semanal do personagem.
  • Criar um cartaz com os dias da semana e as atividades do personagem.
  • Apresentar o cartaz e explicar as atividades em Inglês.
  • Avaliar seu próprio trabalho e dos colegas.