Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Etapa 1 - Introdução
\- Inicie a aula organizando os alunos em grupos de três pessoas. Distribua uma folha a cada grupo.\- Em seguida, proponha a criação de um jogo sobre "Days of the Week", a partir de um mapa de registro contendo os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso_?
Etapa 2 - Gamificação
\- O professor explica a metodologia de gamificação e seus benefícios no processo de aprendizagem.\- Os alunos devem criar um jogo que envolva o uso dos dias da semana em diferentes situações.
Etapa 3 - Criação do Jogo
\- Reserve tempo para os alunos criarem o jogo em seus grupos.\- Durante esse tempo, circule pela sala, ajudando e tirando dúvidas dos alunos.
Etapa 4 - Apresentação dos Jogos
\- Cada grupo apresenta seu jogo aos colegas.\- Avalie a criatividade, a compreensão e o uso dos dias da semana no jogo.
Etapa 5 - Escolha do Jogo Vencedor
\- Os alunos votam no jogo mais criativo e engajador.\- Anuncie o jogo vencedor e forneça uma recompensa aos alunos (como adesivos, por exemplo).
Etapa 6 - Prática
\- Distribua _flashcards_ com os dias da semana e peça para que os alunos formem frases completas usando-os. É importante circular pela sala e observar o desempenho dos alunos durante a atividade.Etapa 7 - Avaliação
\- Os alunos devem avaliar a atividade e o jogo criado em grupo, usando critérios pré-definidos como: criatividade, engajamento e uso dos dias da semana.\- Professor, avalie também o desempenho dos alunos e a compreensão do tema abordado.
Intencionalidades pedagógicas
- Promover o trabalho em grupo;
- Desenvolver a criatividade dos alunos;
- Estimular o uso do idioma inglês de forma prática;
- Desenvolver habilidades de planejamento e organização;
- Estimular a participação e engajamento dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos dias da semana;
- Criatividade na criação do jogo e durante a prática;
- Participação e engajamento durante a aula;
- Compreensão do tema;
- Trabalho em grupo.
Ações do professor
- Estimular a criatividade dos alunos;
- Circulação pela sala para ajudar e tirar dúvidas;
- Propor atividades lúdicas e práticas;
- Incentivar o trabalho em grupo;
- Observar e avaliar o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Criar um jogo envolvendo dias da semana;
- Participar ativamente da aula e do trabalho em grupo;
- Praticar o uso dos dias da semana em frases completas;
- Votar no jogo mais criativo;
- Avaliar a aula e seu próprio desempenho.