Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de iniciar, contextualize o assunto explicando a importância dos dias da semana e seus usos no cotidiano, como criar uma rotina semanal com atividades fixas em cada dia para melhor organização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    \- Inicie a aula organizando os alunos em grupos de três pessoas. Distribua uma folha a cada grupo.

    \- Em seguida, proponha a criação de um jogo sobre "Days of the Week", a partir de um mapa de registro contendo os campos: _Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso_?


  2. Etapa 2 - Gamificação

    \- O professor explica a metodologia de gamificação e seus benefícios no processo de aprendizagem.

    \- Os alunos devem criar um jogo que envolva o uso dos dias da semana em diferentes situações.


  3. Etapa 3 - Criação do Jogo

    \- Reserve tempo para os alunos criarem o jogo em seus grupos.

    \- Durante esse tempo, circule pela sala, ajudando e tirando dúvidas dos alunos.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos Jogos

    \- Cada grupo apresenta seu jogo aos colegas.

    \- Avalie a criatividade, a compreensão e o uso dos dias da semana no jogo.


  5. Etapa 5 - Escolha do Jogo Vencedor

    \- Os alunos votam no jogo mais criativo e engajador.

    \- Anuncie o jogo vencedor e forneça uma recompensa aos alunos (como adesivos, por exemplo).


  6. Etapa 6 - Prática

    \- Distribua _flashcards_ com os dias da semana e peça para que os alunos formem frases completas usando-os. É importante circular pela sala e observar o desempenho dos alunos durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    \- Os alunos devem avaliar a atividade e o jogo criado em grupo, usando critérios pré-definidos como: criatividade, engajamento e uso dos dias da semana.

    \- Professor, avalie também o desempenho dos alunos e a compreensão do tema abordado.


Intencionalidades pedagógicas

  • Promover o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a criatividade dos alunos;
  • Estimular o uso do idioma inglês de forma prática;
  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização;
  • Estimular a participação e engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos dias da semana;
  • Criatividade na criação do jogo e durante a prática;
  • Participação e engajamento durante a aula;
  • Compreensão do tema;
  • Trabalho em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a criatividade dos alunos;
  • Circulação pela sala para ajudar e tirar dúvidas;
  • Propor atividades lúdicas e práticas;
  • Incentivar o trabalho em grupo;
  • Observar e avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um jogo envolvendo dias da semana;
  • Participar ativamente da aula e do trabalho em grupo;
  • Praticar o uso dos dias da semana em frases completas;
  • Votar no jogo mais criativo;
  • Avaliar a aula e seu próprio desempenho.