Aula sobre Days Of The Week Dias Da Semana

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os dias da semana são uma parte importante do aprendizado da língua inglesa. É essencial que os alunos conheçam os dias da semana e saibam como usá-los corretamente em frases simples. É importante que a atividade seja cativante e divertida para que os alunos se interessem e se engajem no aprendizado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explique as regras gramaticais dos dias da semana em Inglês e dê exemplos de seu uso.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem estudar previamente, em casa, a matéria que será estudada nesta atividade, usando os materiais fornecidos pelo professor referentes a regras gramaticais para usar os nomes dos dias da semana em frases simples.

  3. Etapa 3 - Discussão em sala de aula

    Em sala, lidere uma discussão para revisar os conceitos estudados na etapa anterior. Os alunos devem fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida os alunos em grupos. Cada grupo deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com a temática dos dias da semana. Em cada campo, os alunos devem escrever frases positivas sobre algo que aconteceu em um determinado dia, algo negativo que aconteceu em um dia específico, e algo que pode acontecer em um dia futuro.

  5. Etapa 5 - Preparação do relatório

    Os grupos irão preparar um relatório sobre sua Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo à classe. Este relatório deverá conter exemplos de frases criadas pelos alunos usando os dias da semana.

  6. Etapa 6 - Apresentações

    Cada grupo apresenta seu relatório para a classe e demonstra a sua Dinâmica dos 3 Qs.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma avaliação geral do desempenho da turma na aula, destacando os pontos fortes e os que ainda precisam de mais aprimoramento. Dê feedback construtivo sobre a participação e o desempenho de cada aluno na atividade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.
  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e oralidade em inglês.
  • Praticar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade em sala de aula;
  • Habilidade dos alunos em construir frases usando os dias da semana corretamente;
  • Criatividade dos alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar claramente as regras gramaticais dos dias da semana em inglês;
  • Apresentar exemplos de uso dos dias da semana em contexto;
  • Facilitar a aula invertida fornecendo aos alunos materiais educativos de qualidade para estudar em casa;
  • Organizar as atividades em sala de aula de modo a garantir ampla participação dos alunos;
  • Avaliar e fornecer feedback construtivo sobre a atividade final proposta.

Ações do aluno

  • Estudar os dias da semana em inglês por conta própria em casa usando o material fornecido pelo professor;
  • Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula;
  • Trabalhar em equipe para criar um modelo para a Dinâmica dos 3 Qs;
  • Usar a criatividade para criar frases usando os dias da semana corretamente;
  • Conhecer e usar adequadamente as regras gramaticais.