Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta aula, vamos trabalhar o tema "De onde você é? Onde você mora? (Usos de "in" e "from")" utilizando a metodologia ativa Cultura Maker. Esse tema é importante para que os alunos desenvolvam habilidades comunicativas em inglês, como expressar sua origem e falar sobre sua cidade. Além disso, a metodologia Cultura Maker incentiva a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos, contribuindo para a sua formação como cidadãos críticos e participativos. Os alunos irão criar um fanzine dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos de onde eles são e onde moram, usando exemplos práticos e ilustrando com mapas. Em seguida, apresente o projeto do fanzine em papel A4, explicando como ele será dividido em 8 partes.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Os alunos farão um brainstorm para listar ideias e informações sobre sua cidade, como locais turísticos, eventos culturais, comidas típicas, etc.

  3. Etapa 3 - Coleta de informações

    Os alunos irão pesquisar sobre a sua cidade e região para encontrar informações relevantes e interessantes para incluir no fanzine.

  4. Etapa 4 - Organização das informações

    Os alunos devem organizar as informações coletadas em tópicos e definir qual informação será incluída em cada uma das partes do fanzine.

  5. Etapa 5 - Design e criação do fanzine

    Os alunos irão criar o layout do fanzine, incluindo fotos, desenhos e textos. Cada parte terá um tema específico, como "Minha cidade", "Minha casa", "Meus amigos", "Minha escola", entre outros.

  6. Etapa 6 - Revisão e correção

    Os alunos devem revisar e corrigir o fanzine, verificando se as informações estão corretas, se o layout está atrativo e se há erros de grafia ou gramática.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os alunos apresentarão seus fanzines para a turma, explicando as informações e os temas de cada uma das partes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se comunicar em inglês sobre sua cidade e sua região.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a coleta de informações sobre a cidade e a região onde os alunos vivem.

Critérios de avaliação

  • Coerência das informações apresentadas no fanzine;
  • Criatividade e design do fanzine;
  • Participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

Ações do professor

  • Orientar e incentivar os alunos na busca por informações;
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos;
  • Acompanhar e orientar o desenvolvimento do fanzine.

Ações do aluno

  • Pesquisar informações sobre sua cidade e região;
  • Organizar as informações em tópicos e definir as partes do fanzine;
  • Criar o layout do fanzine, incluindo textos, fotos e desenhos.