Aula sobre De Onde Voce E Onde Voce Mora Usos De In E From

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos vão aprender a fazer perguntas e responder sobre a cidade ou país de onde são e onde moram em inglês, utilizando os termos "in" e "from". Eles vão trabalhar em grupos para criar um template de Design Sprint com 5 etapas. Esse método será utilizado para que os alunos descubram como aplicar o conhecimento aprendido sobre preposições em inglês de forma lúdica e criativa. Essa metodologia é baseada em empatia, colaboração e prototipagem, visando estimular o pensamento crítico dos alunos na criação de soluções para problemas reais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente e discuta com os alunos as regras de uso das preposições "in" e "from" em inglês. Incentive os estudantes a formular hipóteses sobre essas regras e a compartilhá-las em grupo.

  2. Etapa 2 - Storyboard

    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 e, em conjunto, irão criar um storyboard ilustrando situações comuns do cotidiano em que se faz uso das preposições em questão. Isso ajudará a consolidar o conhecimento prévio dos alunos.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá fazer uma apresentação do seu storyboard para a turma. Estimule a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Design Sprint

    Cada grupo irá elaborar um cronograma para criação do template de Design Sprint. Ele deverá estar estruturado com as etapas de entendimento, esboço, decisão, prototipagem e teste. Ajude os grupos a desenhar esse cronograma e a definir as próximas etapas do trabalho.

  5. Etapa 5 - Mão na massa

    Cada grupo irá colocar em prática as etapas de seu cronograma. Acompanhe os grupos e oriente na resolução de dúvidas. O tempo para a realização desta etapa dependerá da dinâmica do trabalho de cada grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua solução final para a turma. Os outros grupos irão comentar e dar feedbacks sobre o trabalho dos colegas. Apoie nessa reflexão sobre as escolhas e soluções dos grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Finalize a aula e forneça feedback, destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados. Estimule os estudantes a refletir sobre o processo na totalidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da linguagem oral via dinâmicas em grupo;
  • Estímulo ao pensamento crítico e criatividade dos alunos;
  • Desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção de textos em inglês;
  • Aprendizado de regras de uso das preposições em inglês;
  • Desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com outros alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Coerência das soluções propostas pelos grupos;
  • Aplicação correta das regras de uso das preposições em inglês;
  • Clareza na comunicação oral em inglês;
  • Habilidade de argumentação e justificativas das escolhas realizadas.

Ações do professor

  • Apresentar e discutir as regras de uso das preposições em inglês para os alunos;
  • Estimular a formação de grupos para trabalhar em conjunto;
  • Apoiar os grupos na criação do storyboard e cronograma de trabalho;
  • Orientar e acompanhar o trabalho dos grupos durante a elaboração do template de Design Sprint;
  • Estimular a reflexão sobre o processo em conjunto com os alunos.

Ações do aluno

  • Formular hipóteses sobre as regras de uso das preposições em inglês;
  • Elaborar um storyboard ilustrando situações de uso das preposições em inglês;
  • Criar um cronograma para as etapas do template de Design Sprint;
  • Desenvolver soluções criativas e eficazes para problemas reais;
  • Participar ativamente na reflexão final sobre o processo de aprendizagem.